O mercado de trabalho de TI em 2010

Estima-se que os profissionais versáteis estarão definitivamente no mercado em 2010. São profissionais que têm muito conhecimento de tecnologia, conhecem a área de negócios a fundo, elaboram e executam planos de tecnologia alinhados estrategicamente com os negócios, e cultivam relações dentro e fora das empresas. Essa alteração no perfil é causada por mudanças no mundo dos negócios: comportamento do consumidor, aumento na quantidade de fusões e aquisições, terceirizações em alta, proliferação de dispositivos móveis e crescimento do volume de dados armazenados. Áreas como engenharia financeira, matemática, engenharia e tecnologia, e interfaceamento com o usuário vão passar a fazer parte das habilidades normais dos profissionais de TI. O desafio para os cursos na área de TI é imenso, e reconhece-se que não é possivel ter um curso que ofereça o perfil completo exigido pelo mercado.

Cada vez mais, será necessário que o profissional entenda o mercado de trabalho e sua evolução, e busque a complementação de conhecimento e habilidades por conta própria, fora da área de TI e em outros cursos. Habilidades artísticas, criatividade e capacidade de inovação estão entre elas. As dicas de áreas com potencial de sucesso são: liderança e gerência de projetos, reengenharia de processos de negócio, gerência de terceirização, planejamento e gerenciamento de segurança de TI, garantia de qualidade e continuidade do serviço, business intelligence incluindo datawarehousing e datamining associadas com técnicas de Inteligência Artificial.

As atividades relacionadas com programação rotineira, testes, manutenção de aplicações e suporte técnico vão estar em baixa, pois estão sendo terceirizadas ou automatizadas. (Computerworld, 12/09/2006; InformationWeek, 21/09/2006)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Carreira
4 comentários em “O mercado de trabalho de TI em 2010
  1. Rodrigo Smarzaro disse:

    Fala Zé, tudo certo?!? em primeiro lugar parabéns pelo blog…já está na minha lista de feeds… 😉

    Já tinha lido algo neste sentido, e são dois grandes desafios. Primeiro, formar a quantidade de pessoas necessária para atender a demanda crescente. Segundo, conseguir formar um profissional mais preparado para este novo mercado de trabalho. Não é tarefa das mais fáceis….

  2. Raissa disse:

    Boa tarde, estou aqui para parabenizá-lo pelo site, era realmente o que procurava.

    🙂

    Att. Raissa Castilho.

  3. João de Goes disse:

    Na minha opinião, isso tudo não é realidade, isso eh discurso copiado de Site de RH.
    A verdade eh que o mercado esta horrivel, cheio das tais consultorias de informatica, que nao passam de locadoras de mão de obra ! e pior criam uma distancia entre o verdadeiro empregador e os profissionais. Oucra coisa muito interessante eh que absurdos como PJ só terão seu fim quando houver consiencia de todos os profissionais que atuam em todos os seguimentos de informatica.

    A realidade eh que existem sim, profissionais extremamente qualificados, contudo não existem empregos qualificados ! Esta eh a maxima que provavelmente quem já possui ” Faculdade + Pós + MBA + Cerfificações + Ingles EUA + experiencia de mais de 15 anos pode afirmar.

    Agora se quem lê isso apenas navega no mercado a deriva …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: