Privacidade no Gmail?

Vocês já devem ter reparado que, quando a gente abre uma mensagem no Gmail, na coluna do lado direito da tela aparecem vários links relacionados com termos da mensagem. Marketing, mapas do Google Earth, companhias que oferecem serviços aparentemente relacionados, etc. Tudo relacionado com o Adsense, uma ferramenta do Google para vender produtos aos anunciantes e assemelhados.
A principio isso é fantástico, afinal, aparece do lado da mensagem uma oferta para visualizar o mapa da região onde se encontra o endereço postal indicado no remetente da mensagem, e outras maravilhas mais. Sem querer entrar na paranóia do bigbrother ou em teorias da conspiração, não custa nada ficar de olho vivo. Pois essa análise do texto das mensagens, de onde as informações são extraidas e analisadas, com atribuição de semântica certamente feita via alguma ontologia altamente dinâmica, também servem para traçar o nosso perfil de usuário. Informações tais como preferências comerciais, políticas, sexuais, opiniões, ameaças, etc. ficam disponiveis e armazenadas no perfil. E os servidores ficam todos do lado de lá, na matriz, onde o governo obriga o vasculhamento de tudo o que circular pelos servidores, para detetar possiveis ameaças terroristas, tendências, opiniões…
Esses são apenas parte dos riscos a que estamos sujeitos, quando usamos a internet e seus recursos e que tendem a aumentar com a Web2. O principio básico da web2 é a “democratização da publicação de conteúdo”, pois o conteúdo agora pode ficar dos dois lados, tanto no servidor quanto do lado do cliente. Afinal, um blog nada mais é do que conteúdo enviado e mantido pelo cliente, que se transforma no produtor de informações, de filmes (YouTube), etc. Peter Neumann, um pesquisador e professor americano, tem uma coluna denominada Inside Risks (tem também um ótimo livro sobre o assunto) muito interessante sobre esses temas na revista CACM-Communications of the ACM. Seus escritos estão disponíveis no seu sitio na web. Quando tiverem tempo, façam uma visita, e olho vivo…

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Tecnologia
3 comentários em “Privacidade no Gmail?
  1. Gabriel disse:

    O que fazer a respeito?
    Desistir de usar o Gmail, com todos os seus recursos e qualidades??? Usar o email do DPI 😀 ?? Esse problema já tinha entrado em discussão faz um bom tempo já, no início do Google, acho, mas acabou ‘saindo de moda’ não sei pq…
    Existe algum órgao que pode proibir isso, ou regulamentar um ‘nivel de invasão de privacidade’, frente ao Google, com todo o seu tamanho e poder??
    Difícil né… deve ser melhor voltar para o email do Yahoo e seus concorrentes…

    []s Zé

  2. George M. disse:

    É, você tem toda a razão. Parabéns pela análise. 🙂

  3. Rodrigo Smarzaro disse:

    Fez-me lembrar de algumas cenas do filme minority report…estamos chegando lá… 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: