Internet na tomada (elétrica…)

Quando me formei, em 1976, um tema já falado era a transmissão de programas de rádio via a rede elétrica. Uma das grandes vantagens apontadas era a enorme capilaridade da rede de transmissão e de distribuição de energia elétrica no pais. Hoje, 30 anos depois, o assunto ainda está em discussão, e aparentemente a tecnologia evoluiu muito pouco para viabilizar economicamente a implantação da idéia. O foco da discussão, claro, mudou para internet na tomada de energia elétrica.

A tecnologia é denominada PLC-Power Line Communications, e as principais vantagens citadas para a sua adoção são: a altissima capilaridade da rede elétrica que chega a 98% dos lares; a rapidez da instalação dos serviços e a velocidade de transmissão que chega a 200Mbps com a tecnologia atual. Mas, como nem tudo que reluz é ouro, há também desvantagens: testes indicam a possibilidade de interferência de eletrodomésticos em funcionamento na mesma rede, introduzindo instabilidade no serviço; o custo para oferecer o PLC como serviço público ainda é muito alto; o aparecimento das redes WiMax de internet sem fio de alta velocidade é uma ameaça.

Experiência pioneira está sendo implementada no Brasil, na cidade de Barreirinhas, Maranhão, porta de entrada dos Lençóis Maranhenses. Até o final de 2007 a internet de altissima velocidade vai estar disponível a seus 45000 habitantes, usando a tecnologia PLC. O projeto está orçado em torno de 1 milhão de reais, e é coordenado por uma associação nacional que reúne empresas de serviços públicos, com o apoio da companhia de satélite Star One e será possivelmente amparado por financiamentos da Eletrobrás e da Eletronorte. Fiquem de olho, isso pode significar novas oportunidades de empreendimentos…

(Extraído da Revista EXAME, número 881, de 16/11/2006)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Tecnologia
2 comentários em “Internet na tomada (elétrica…)
  1. Joao Gazolla disse:

    Antes de mais nada ! Viva o maranhão 🙂 Ae vão umas fotos dos Lençois Maranheses para quem não conhece. praticamente ao lado de barreirinhas.


    Até que é uma idéia interessante, ter seu notebook plugado na net ao toque de uma tomada, porém acho que essa idéia não vai vingar, principalmente devido a popularização das telecomunicações, digo, celulares, cada vez mais a conectividade entre dispositivos móveis e aparelhos eletronicos é maior.

    Mas ! Quem sabe ! Pago pra vê ! 🙂

  2. PG disse:

    Vamos ver… não adianta ter rede elétrica chegando a 98% dos lares, se o serviço for caro só uma parcela desses 98% vai ter a Internet. O número de casas que hoje têm telefone é muito grande mas veja o número de pessoas com banda larga em casa.

    Acredito mais na idéia de uma rede de banda larga pública e aberta (como vi no blog do Silvio Meira), da mesma forma que temos água e esgoto em nossas casas. Se bem que talvez a rede elétrica pode ser um meio de facilitar isso, já que a rede está instalada e não seria necessário passar fibra ótica nas ruas por aí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: