Tem jeito de ficar livre de s.p.a.m.?

Parece que os spams continuam atormentando quem quer usar a internet seriamente, como parte integrante do ambiente de trabalho. O problema tem dois pontos de vista distintos: o do emissor do spam e o do receptor. Para o emissor, quando uma mensagem não solicitada contendo anúncios, dicas, indicações de produtos, etc. é enviada, ele está de fato tentando ajudar o receptor a talvez fazer uma escolha de produtos, de locais onde passar férias, de possiveis soluções para problemas de saúde (he he he), etc. Para uma boa parte dos receptores, essas mensagens não passam de uma forma de entupir a caixa postal de besteira, que não foram solicitadas e nem consentidas. Claro, o receptor tem muita razão, pois o spam ultrapassou o limite do razoável e do marketing, passando a ser instrumento utilizado por crackers para entupir os servidores, torná-los mais lentos, e até fazer com que eles abram o bico e tenham uma pane nos serviços.

O que podemos fazer para minimizar ou até eliminar a quantidade de spams? Temos ai, claramente, mais uma ocorrência da questão técnica de “usar técnicas da época dos zepellins para combater problemas da era dos super-jatos de guerra”, que sempre é um dos temas que utilizo na parte introdutória das minhas disciplinas de Engenharia de Software. Os spammers são muito mais rápidos, mais astutos, têm muito mais ferramentas, mais tempo disponível e mais o apoio de uma “rede do mal” para estarem sempre anos luz de distância das técnicas populares para impedir o spam. Algumas delas, mais antigas que andar prá frente: não utilize users curtos, divulgue seu email de forma que dificulte a interpretação pelos softbots, como (fulanoAT dpiPTufvPTbr), substituindo o @ e . por AT e PT, e vai por ai afora. Essas são técnicas zeppelin, que nem chegam a incomodar os spammers, basta que eles descubram os padrões, e as mensagens voltam a chegar.

Uma dica interessante, enviada pelo aluno João Gabriel Gazolla, parece que funciona bem e chega a zerar os spam. Abra duas contas no gmail: uma intermediária, de passagem, e outra definitiva. Ponha forward em toda as suas contas de mail atualmente em uso, apontando para essa conta intermediária. E nessa conta intermediária, ponha outro forward para a conta definitiva. Com uma chance imensa, todas as mensagens de spam vão ficar retidas na conta intermediária, e você vai receber na conta definitiva somente as mensagens que interessam de fato. Os poucos spams que conseguirem passar pelo primeiro filtro, certamente não vão passar pelo segundo. E o tempo de atraso no trânsito de mensagens entre as duas contas do Gmail é irrisório, segundo o João na casa dos 10s. Essa certamente é uma solução jet-plane, pois aí estaremos combatendo spam com o melhor filtro de spam do mercado, que é o do Gmail. Além disso, outra dica: o gmail considera como iguais os endereços fulano.vicosa.ufv@gmail.com e fulanovicosaufv@gmail.com. Facilita? acho que sim, e muito, pois essa facilidade pode ser usada para gerar endereços falsos, que podem ser facilmente filtrados pelo campo To: da mensagem.

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Dicas
5 comentários em “Tem jeito de ficar livre de s.p.a.m.?
  1. Joao Gazolla disse:

    Ae zé ! Valeu pelos créditos… Espero que esse artigo se espalhe pela net, acho uma dica bem interessante para todos os usuários…

    Usar tecnicas zepellin simplesmente não funciona ! Criar uma BLACK LIST de emails tb não funciona… acho que no momento essa é a tecnica….

    Afinal se perdermos 3 minutos por dia x 365 dias x (+40 anos de vida) serão aproximadamente 1 mês de nossas vidas perdidas pra deletar SPAM!

    Assumindo de maneira surreal que 1 bilhão de pessoas acessa a net e esse trabalho, e que uma pessoa geralmente vive 70 anos ou seja 840 meses…

    1 Bilhão de Meses / 840 meses = 1 milhão 190 mil vidas gastas simplesmente para deletar lixo eletrônico…

    É pior que uma guerra cívil, é praticamente dizimar 2x a população de JF !

    🙂

  2. smarzaro disse:

    Zé, uma outra dica que já vi usarem é utilizar uma imagem no lugar do “@” na hora de divulgar o e-mail…também funciona muito bem para evitar os bots…. 🙂

  3. Juninho disse:

    Essa de usar uma image para divulgar o email é interessante. Eu costumo usar esse macete. Inclusive tem um site que gera as imagens personalisadas para os principais serviços de email: http://services.nexodyne.com/email/
    Fica legal! (só espero que esse site não venda os email digitados para SPAMERS 😀 )
    Abraço Zé

  4. Levi disse:

    Eu classificaria a técnica do Gazolla como mais uma Zepellin. Ou melhor, diria que é como se amarrassem um balão gigantesco a um jato de guerra, impedindo o pobre coitado de voar. O sistema anti-spam do gmail funciona muito bem, praticamente todos os spams vão para uma pasta chamada Spam. 🙂 O que não incomoda a ninguém. Se não me engano, nem mesmo conta como espaço utilizado. Fica ali do lado e só olha quem quer. E esse “olha quem quer” é muito importante, uma vez que praticamente não existe falsos positvos, mas, se algum dia ocorrer, pode ser desastroso. Não custando, quando der, dar uma olhadinha na pasta de Spam. No caso de uma conta intermediária, você teria que logar nela para verificar se o gmail classificou alguma mensagem sadia como Spam.

    Utilizando a combinação de jatos de guerra – técnicas avançadas de máquina de aprendizado – e zepellins – listas de emails “malévolos” , utilização de imagens na divulgação dos emails, dentre outros – , acredito que os Spams já não incomodam tanto mais. Até mesmo o Yahoo – que é um pouco pior que o Gmail na detecção de Spams – não traz grandes transtornos. Os poucos que caem na caixa de entrada, com a ajuda do usuário, podem ser aprendidos como Spam e abatidos futuramente pelos jatos.

  5. De fato, o filtro do Gmail e do Yahoo e outros ja sao suficientes e espertos, poucas mensagens escapam do filtro. A pasta spam fica lotada, mas nao incomoda em nada, depois de 30 dias o proprio sistema do Gmail se encarrega de ir limpando. Estamos esperando aquela redeu neural infalivel com os spams…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: