Boa cidadania corporativa

Dentre as pressões externas (consideradas ameaças em uma análise SWOT) sobre as empresas, a Responsabilidade Social ganhou força por volta do ano 2000. Pressão da sociedade, exigências de eficiência no uso de recursos naturais escassos, cuidados internos com funcionários e suas familias, cuidados externos com a comunidade ao redor das empresas e indústrias, respeito ao meio ambiente, etc., passaram a fazer parte do contexto empresarial. Esse movimento começou e continua forte, tendo se transformado hoje em fator de sustentabilidade dos negócios, o que pode ser considerado oportunidade. Alguns dados do Guia Exame que mostram essa tendência: 89% das empresas possuem conselho de administração com auditoria independente; 47% tem código de conduta e programa de disseminação de valores; 34% elaboram balanço social ou similar, com ações sociais e ambientais; 93% desenvolvem campanhas internas relacionadas ao consumo consciente e à ecoeficiência; 81% priorizam a contratação de fornecedores que tenham boa conduta ambiental; 30% possuem sistemas de gestão ambiental padronizados e formalizados.

Alguns percentuais podem parecer baixos, mas esse movimento é relativamente novo, e significa mudança cultural nas empresas, o que leva tempo para acontecer plenamente. Os principais pontos em que as empresas estão investindo para atingir suas metas estratégicas são: qualidade do atendimento; educação; relações com fornecedores e terceiros; saúde e segurança dos funcionários; diversidade e inclusão; análise do risco socioambiental das atividades das empresas, e as empresas-modelo relacionadas no Guia são: Ambev, Banco Real, Basf, Celpe, CPFL, Elektro, Promon, Refap, Serasa e Suzano. O guia pode ser acessado aqui, vale a pena visitar. A norma SA8000 é utilizada para certificação internacional em cidadania corporativa, e tem sido adotada nos relatórios anuais de responsabilidade social das empresas.

A pergunta importante a que os profissionais da área de TI tem que saber responder é: qual o efeito que essas mudanças têm sobre os sistemas de informação? que tipo de dado ou informação deve ser coletado, armazenado e processado pelos SI? Utilizem os comentários ai abaixo…

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Carreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: