Uso do conhecimento disponível no Google – 2 (reação…)

Em um post de algumas semanas atrás, falei sobre o uso do conhecimento disponivel na web e acessível facilmente via o Google, e como esse conhecimento tem sido útil como auxiliar de diagnóstico para médicos. Notem que o ponto principal era “conhecimento disponivel”, e nada mais. Como não podia deixar de ser, a corporação médica “botou a boca no trombone”, sob o título “médicos temem o Google-consultório” publicado no Estadão Online de 25/11/2006.

Esse é mais um choque que a internet está provocando nos “modelos de negócio” instalados e enraizados. O modelo de negócios tradicional na área de saúde é fortemente baseado em uma relação profissional-paciente em que o profissional é o detentor do conhecimento para emitir um diagnóstico e chegar à solução dos problemas. Esse modelo está sofrendo o forte impacto já experimentado em outras áreas: o paciente com acesso à informação está cada vez mais comum, o conhecimento está cada vez mais disponível não apenas na internet via o Google, mas também num monte de publicações especializadas que podem ser adquiridos em bancas de jornais e livrarias.

O empowerment, termo da área de administração que se refere à descentralização da tomada de decisão pelo uso da informação correta, confiável e disponível no momento certo, está chegando ao cidadão comum. Processos decisórios são o ponto principal da discussão, e a informação e o conhecimento são suas entradas mais importantes. A questão na área de diagnóstico, em particular no diagnóstico médico que é o ponto do artigo comentado, é mais grave porque: -se refere a decisões que na maioria das vezes envolvem riscos para a vida humana; -comumente deve lidar com um número muito grande de variáveis relacionadas, relativas a sintomas, resultados de exames clínicos, idade, sexo, etc. Em um futuro muito próximo, os agentes auxiliares de diagnóstico, entes produzidos utilizando técnicas de inteligência artificial associadas com engenharia de software e mobilidade em redes, vão estar disponíveis até no telefone celular (se é que o celular vai continuar existindo como tal…)  A impossibilidade de o ser humano lidar com um número muito grande de variáveis e suas relações é bem conhecido, as “próteses lógicas” vão ser indispensáveis em breve.

Claro, a auto-medicação não é recomendada, e não se pode confiar totalmente na informação disponível no Google para tomar decisões que envolvem riscos altos, em particular para a vida humana. Mas, que o Google ajuda, não resta dúvida alguma, e isso não vai parar, felizmente. Portanto, os modelos de negócio têm que ser revistos sob a ótica da nova realidade da sociedade da informação.

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Tecnologia
Um comentário em “Uso do conhecimento disponível no Google – 2 (reação…)
  1. Joao Gazolla disse:

    Muito bom a parte 2 do post !
    Mas sabe oq meu preocupa msm ?

    É a desinformação ! Acho que tal palavra merecia um post.

    A desinformação pode servir para várias coisas:

    Exemplo:

    – Prejudicar a imagem de uma empresa
    – Ocultar notícias que não são interesse da empresa
    – Espalhar boatos

    É claro que a net informa muito, mas cada vez mais estamos mais pré-dispostos a sermos vítimas da desinformação:

    Esses dias, aproveitando a maré de batérias que estavam explodindo da sony, um garotinho falou que o PS3 dele, estava acontecendo o mesmo.
    Resultado: Centenas de ligações para SONY, imagem negativa, e com certeza perda em vendas.
    Solução em partes: Mandaram o garotinho confessar que estava mentindo no Blog, e fazer um novo POST !

    Bem Vindo a era da Informação ? OU quem sabe a era da desinformação ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: