Emergência

Emergência

Terminei de ler um livro muito interessante, Emergência: a dinâmica de rede em formigas, cérebros, cidades e software, escrito por Steven Johnson, editora Jorge Zahar, 2003. Uma leitura instigante e inteligente que me fez repensar idéias, rumos e fundamentos do meu conhecimento atual.

Afinal, o que é que formigas, cérebros, cidades e software têm em comum? São conhecidos como sistemas complexos organizados, cuja principal característica é a capacidade de auto-organização. Esses sistemas dispensam um controle centralizado, e funcionam perfeitamente bem a partir de regras básicas e simples, que são seguidas pelos componentes do grupo individualmente. A partir do comportamento individual de um grande número de exemplares de cada categoria, emergem padrões (daí o nome emergência) que passam a reger parte do comportamento de todo o grupo. A emergência se dá de maneira bottom-up, levando a formas de comportamento mais sofisticadas.

Alguns jogos foram criados com base nesse tipo de comportamento, os exemplos mais conhecidos são o SimCity, The Sims, StarLogo e o mais recente SecondLife. Por exemplo, no StarLogo, que evoluiu do conhecido Logo, ferramenta de ensino de conceitos de programação criada por Seymour Papert, é possível baixar o jogo que é desenvolvido em Java, e brincar com comunidades de formigas, criar as regras elementares de comportamento e observar o comportamento de todo o formigueiro na simulação que o ambiente do jogo permite ativar. Muito interessante e instrutivo, uma mistura de jogo com modelagem sofisticada de sistemas emergentes. Algoritmos genéticos (e programação genética) e redes neurais são exemplos de ferramentas conhecidas e muito utilizadas para modelagem e simulação desse tipo de sistema.

Recomendo a leitura desse livro, que é escrito em linguagem muito acessível e de fácil leitura, tendo recebido os prêmios Melhor Livro do Ano da Esquire e Livro Notável do New York Times. E preparem-se para uma mudança fantástica de visão do mundo.

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Livros
Um comentário em “Emergência
  1. smarzaro disse:

    Ainda não li este…pelo jeito está muito relacionado com o Linked!!! Se for tão bom quanto estará na minha próxima compra!!! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: