Palestra no SecondLife

A utilização do ambiente do SecondLife pelas empresas continua avançando. A Petrobras promoveu uma palestra nos dias 6 e 7 de Março no seu estande no Proxxima 2007 – Encontro Internacional de Comunicação Digital, realizado em São Paulo, para os avatares de SecondLife que se inscreveram. O título da palestra foi Tecnologia deixando de ser ficção, apresentada pelo especialista Ricardo Pomeranz, e ocorreu no auditório virtual da Petrobras no SecondLife. As inscrições de avatares, em número limitado pela capacidade da sala virtual, foram feitas no site do evento, onde há outras informações. Essa foi a primeira iniciativa da Petrobrás no ambiente, outras que melhorem a comunicação da empresa com seu público alvo estão sendo planejadas.

Os dados de hoje (8/março/2007) sobre o SecondLife indicam 4.402.098 avatares habitantes do mundo virtual, com um gasto de US$1.536.954 nas últimas 24 horas. Esses dados revelam o poder da economia em SecondLife, e mais informações estão disponíveis aqui. Os dados indicam um mercado consumidor rico e com alto poder de compra, e que aparentemente não está interessado em apenas ter uma segunda vida. E as empresas já descobriram esse mercado, e cada vez mais eventos estão sendo promovidos no ambiente. Como por exemplo o lançamento de novos modelos de carros e outros produtos que atingem a maioria do mercado consumidor do ambiente.

O que pode ser constatado é que o SecondLife e outras iniciativas do mesmo tipo avançam rapidamente. As vantagens comerciais são muito grandes, a principal delas é evitar o deslocamento fisico de participantes dos eventos, com a consequente economia de recursos, diminuição de riscos de toda espécie, etc. Mas, do ponto de vista social, significa também a diminuição do contato real entre as pessoas que participam dos eventos, o que até o momento é considerado fundamental para turbinar novos negócios, parcerias, formação de redes de contatos…

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Social, Tecnologia
Um comentário em “Palestra no SecondLife
  1. PG disse:

    Que doido isso… será que no futuro teremos aulas e cursos sem a presença física? Acho que o DPI tem que inovar e montar um curso no SecondLife com o avatar do Prof. Zé Luis.
    Brincadeiras à parte… o blog está muito bom… tá viciando nisso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: