Armadilhas da nossa lingua portuguesa

Em janeiro desse ano, participei de uma banca de dissertação de mestrado em ciência da computação e um termo que me chamou a atenção no texto, e que risquei prontamente colocando como suspeito de estar errado, foi intermedeia, numa frase do tipo …protocolo que intermedeia a comunicação… Perguntei ao mestrando se ele tinha certeza de que era assim mesmo que se conjugava o verbo intermediar, e ele prontamente afirmou que era assim mesmo.

Não me dei por satisfeito e, procurando alguma referência que pudesse tirar a minha dúvida, achei finalmente o que procurava. Os verbos intermediar, mediar e remediar (não sei se há outros no mesmo caso) são conjugados como odiar. Portanto, eu intermedeio, eu medeio e eu remedeio são as formas corretas, por mais estranho que possa parecer.

Essa é mais uma das exceções da nossa língua portuguesa, dentre milhares de outras que se transformam em verdadeiras pegadinhas no nosso dia a dia (e que somos obrigados a conhecer). Olho vivo…

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Dicas
Um comentário em “Armadilhas da nossa lingua portuguesa
  1. Marconi disse:

    Zezé! Eu não vejo como uma exceção, mas sim como algo realmente tosco!
    Você me conhece bem e sabe que não sou um doutor em português (apesar de estar lutando para sempre melhorar), mas eu achava que o correto era “eu intermedio”.
    Abraço,

Deixe um comentário

