O Jogo da Cerveja

Há algum tempo que me interesso por ferramentas de software que facilitem o aprendizado, e tenho direcionado os projetos de diplomação que oriento para esse rumo. A idéia é que os sistemas (software + hardware) sejam utilizados para mediar e facilitar o aprendizado de conceitos importantes dentro da Engenharia de Software, Sistemas de Informação e assemelhados, acelerando e melhorando o processo de ensino-aprendizagem.

O jogo da cerveja (BeerGame) é um jogo de empresas criado por John Sterman, do MIT Sloan School of Management, que simula o comportamento de uma cadeia de suprimentos com demanda flutuante. Os participantes do jogo podem enviar pedidos de mercadorias para fornecedores, e têm acesso apenas à sua informação local, desconhecendo a informação dos demais elos da cadeia. O jogo tem várias versões disponíveis, que vão desde a versão original para jogar com tabuleiro em cima da mesa, até as versões para jogar online.

Usamos esse jogo em uma versão tabuleiro (nada de computador) em uma disciplina de pós-graduação, e surgiu a idéia de implementar um simulador para o jogo. Originou-se ai o UFVBeerGame, que segue as regras do jogo original com pequenas adaptações, e foi implementado como projeto de diplomação na graduação em Ciência da Computação (DPIUFV) pelo Bernardo Giori Ambrósio, um dos meus filhos mais novos. Essa versão original deve ser usada em um ambiente que tenha computadores interligados em rede, um laboratório por exemplo. Mais recentemente minha filha Mariane de Oliveira Pereira, também como projeto de diplomação, implementou uma versão para ser jogada na web. O jogo está disponível como software livre em UFVBeerGame, de onde a versão em rede pode ser baixada junto com a documentação necessária para entender as regras e jogar. Logo na entrada do site há uma descrição do jogo em inglês (exigência do site que hospeda o projeto) e em português. Update, 20/10/2010: postagem sobre o UFVBeerGame no blog do Bernardo Ambrosio, aqui.

Vou levando essa experiência adiante, pois o resultado com o UFVBeerGame foi e continua sendo muito bom, ele é usado por vários professores da área de Administração, Engenharia de Produção e outras tanto no Brasil quanto em outros paises. Nas várias vezes que utilizamos o jogo em sala de aula, os conceitos foram percebidos e fixados mais rapidamente do que se eu tivesse usado os recursos tradicionais de sala de aula. Aguardem, próximo post vai ser sobre outro projeto interessante, o Proface…

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com) (Viçosa, MG)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Educação
26 comentários em “O Jogo da Cerveja
  1. Alessandro Amorim disse:

    Gostaria muito de saber como conseguir adquirir o “Jogo da Cerveja” na versão de tabuleiro para utilizar como ferramenta de treinamento na empresa que trabalho.

    Obrigado

  2. Essa versão é vendida, a noticia sobre a comercialização encontra-se no sitio original do grupo, no MIT (veja link no post). Mas porque você não usa a nossa versão, que é gratuita e funciona muito bem?

  3. Alane disse:

    Jose Luis, boa noite! Onde encontro a versão q vc se refere como gratuita?

  4. Boa noite, Alane. Os links para a nossa versão do BeerGame estão na própria postagem, as informacoes necessárias estão todas lá. Obrigado por seu interesse.

  5. Haroldo Sanches disse:

    Olá Jose Luis, tenho muito interesse no jogo da cerveja pois gostaria de aplicar na abordagem sobre pensamento sistêmico com meus alunos, entretanto o fato de não ser o jogo de tabuleiro é uma limitação para mim, uma vez que instalar o software em um lab. e levar os alunos é uma questão complicada, então como seria a versão de tabuleiro?

  6. Alo, Haroldo. A construção do jogo na forma de tabuleiro é simples, em algum dos sitios web relacionados ao assunto tem um esquema de tabuleiro pronto. Bastam uma folha grande de papel pardo, pincel atômico, marcadores e papel para anotação dos resultados parciais. Uma idéia: explique os principios do jogo a seus alunos, e peça a eles para construirem o tabuleiro, você vai se surpreender com o resultado. O livro base para o jogo é A quinta disciplina, do Peter Senge (em português, Ed. Cultura). Abraço,

  7. Rosa disse:

    Eu gostaria de adquirir um simulador do jogo cerveja pois o meu professor de Programação Orçamentaria pediu para fazer um e, eu nem sei como começar, apeser dele ter entregado uma xerox com algumas planilhas.
    Obrigada

  8. Luiz Otávio Abdenur disse:

    Caro JL, meus PARABÉNS pela iniciativa!
    Estava justamente em busca de uma ferramenta que pudesse facilitar a assimilação do conceito de amplificação da distorção ao longo da cadeia de suprimentos por parte dos alunos.
    Caiu do céu sua aplicação!
    Abraço

  9. César Delmas disse:

    Estou desenvolvendo, em uma disciplina do mestrado (CIn/UFPE), um projeto cujo objetivo é desenvolver (pesquisa qualitativa) uma nova forma de interação do jogo da cerveja. A metodologia, poderá se valer de interfaces computacionais ou não. Nesse contexto, gostaria de saber se você tem algum material (ou sua opnião) sobre os problemas de interação com o jogo da cerveja; quais são as principais limitações e pontos fracos, principalmente em relação à aprendizagem dos que o utilizam. Grato!

  10. Olá, Cesar. Não fizemos nenhuma análise (ainda) desse ponto de vista da usabilidade das interfaces do jogo da cerveja. Em breve vou ter mais alunos trabalhando no projeto, e esse tema vai aparecer. Verifique o site do projeto no SourceForge, as novidades vão estar por lá. Obrigado pela visita,

  11. Marcelo Morais disse:

    Não estou conseguindo acessar o jogo da cerveja.
    Como eu faço para acessa-lo?

  12. ANDRE R. BERTO disse:

    Caro Jose Luis Braga,
    Como faço para conseguir o jogo da cerveja nas duas versões? tabuleiro e original?
    estou iniciando o trabalho com jogos e simulações e gostaria de sua ajuda.

    Desde ja agradeço a colaboração

    André

  13. Olá, André. Tenho minhas dúvidas se você vai conseguir alguma versão do BeerGame em tabuleiro, é muito primitiva. Já usamos uma versão tabuleiro, bem rústico, construido por alunos de mestrado, não vale a pena. No site do MIT, http://beergame.mit.edu/, tem uma versão internet do jogo original, você pode divertir por lá. A nossa versão, UFVBeerGame, link está na postagem, é muito utilizada, fácil de instalar, boa para cursos, palestras e aulas.

  14. Raphael disse:

    Ola,José
    estou querendo fazer meu tcc sobre efeito chicote ,e gostaria de saber se é viavel aplicar ferramentas da manufatura enxuta(lean manufacturing) para diminuir esse efeito na cadeia de suprimentos

  15. Obrigado pela visita, Raphael. Infelizmente, essa não é minha área de especialização, a postagem se refere apenas a uma versão do BeerGame que implementamos aqui na UFV. Embora eu entenda o conceito de lean manufacturing. Volte sempre,

  16. Gustavo Abib disse:

    Pessoal quem tiver interesse disponibilizamos gratuitamente no nosso site (www.ogg.com.br/bg) o Jogo da Cerveja para simulação do efeito chicote e também conceitos de logística. Boa simulação para todos!

  17. Ronaldo disse:

    Como consigo o jogo no tabuleiro?

  18. Claudemir Piaia disse:

    Gostaria de adquirir o Jogo da Cerveja na versão multimidia e tabuleiro. Queiram me retornar com a resposta de como adquirir. Piaia

    • Ola, Claudemir. Seguindo o link da postagem, você pode baixar o jogo, instalá-lo e usar sem problemas, o programa é gratuito. A versão tabuleiro, eu só tenho informação de comercialização do MIT. Obrigado pela visita,

  19. Charles Eduardo Stefanello disse:

    Charles Eduardo Stefanello, resido em Montenegro no Rio Grande do Sul, tenho um trabalho de aula para apresentar, sobre o jogo da cerveja, gostaria de adquirir o tabuleiro.

  20. Ivanir Casagranda disse:

    Olá Jose Luis, você poderia fornecer as instruções para o jogo em versão tabuleiro?

  21. Fernanda C R Rauber disse:

    Estou tentando trabalhar com o UFV no curso de ADM em Simulação Empresarial mas estou tendo problemas… antes de terminar a escolha dos componentes por algum motivo o programa se encerra (o que me da a mensagem que um dos jogadores abandonou o jogo). O que pode estar ocorrendo? Alguém poderia me ajudar?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: