Carreiras e graus acadêmicos em computação

Os desafios do mundo atual, globalizado e quase que completamente sem fronteiras, tornado possivel pelo enorme avanço da internet, das comunicações, do acesso a informação, levam o foco das atenções para a computação e suas carreiras. O enorme aumento de vagas na área de computação em todo o mundo, e a paradoxal queda de interesse dos jovens, especialmente os de sexo feminino, pelos cursos ligados a ela, levou a ACM – Association for Computing Machinery, a preparar um guia para informar aos jovens sobre as carreiras em computação. O documento, denominado Computing Degrees and Careers, foi preparado em conjunto com a IEEE Computer Society e com a AIS – Association for Information Systems.

Os graus acadêmicos listados são: Engenharia de Computadores; Ciência da Computação; Sistemas de Informação; Tecnologia da Informação e Engenharia de Software. Esses graus acadêmicos  estão sendo requisitados para as seguintes áreas de aplicações: captura e tratamento de imagens na área médica; organização e busca de informação na web; armazenamento e distribuição de música e filmes na web; jogos; dispositivos móveis. Em todas essas áreas, é necessário o projeto de hardware, circuitos, componentes de hardware e software tanto no nível do sistema operacional quanto no nível de interface com usuário. A profissão de Engenheiro de Software é uma das mais bem pagas por lá, e por aqui também. Embora no Brasil não exista o grau acadêmico de Engenheiro de Software, denominações para cargos associados a essa área têm sido utilizados nos contratos de trabalho, como por exemplo Arquiteto de Software, Projetista de Software, etc. E esses são muito  bem pagos por aqui também.

Não podemos perder de vista os desafios do mundo atual, no que se refere à complementação do conhecimento técnico em computação com o conhecimento de outras áreas. Os maiores desafios estão exatamente nessas interseções, e os curriculos continuam engessados e preparando profissionais com muito conhecimento técnico, e com pouco conhecimento lateral, que permita abrir a mente proporcionando uma indispensável visão sistêmica do mundo. Um exemplo de um currículo mais moderno, que permite essa abertura de visão na formação do estudante, é o do curso da Indiana University School of Informatics, localizada em Bloomington, Indiana, EUA. Os graus acadêmicos conferidos por lá estão relacionados aqui, explorem o grau B.S. in Informatics (entrem em Requirements) para terem uma idéia da flexibilidade de formação do curriculo deles. A multidisciplinaridade é obrigatória para os profissionais que vão enfrentar os desafios do mundo que hoje é plano.

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Carreira, Educação
2 comentários em “Carreiras e graus acadêmicos em computação
  1. Marconi disse:

    Acabei de ler esta reportagem e acho que atende ao pensamento que você dispos neste artigo

    http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2007/04/05/governo_pode_apoiar_novo_modelo_de_universidade_diz_secretario_do_mec__742836.html

    Mãos a obra!

    E me aguarde que um dia viro seu colega de trabalho!… para sua tristeza!
    rererere

    É ter fé e trabalhar pra chegar lá!

  2. Leonardo Grandinetti disse:

    Com o trabalho do IEEE e ACM, podemos tentar analisar com o máximo de distanciamento possível aquilo que sentimos no nosso dia a dia. Adicionalmente, creio que os cursos de pós-graduação lato-sensu também deveriam se orientar por este tipo de análise, dando continuidade a uma linha de trabalho.
    Parabéns Zé. abraços, Léo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: