Carreira: Arquiteto de Software

Quem é o Arquiteto de Software? Qual o perfil desse profissional e quais os papéis que ele deve desempenhar? A denominação tem aparecido com frequência nos últimos tempos, para se referir a um cargo topo de carreira técnica, normalmente atribuido a um profissional experiente, que tenha uma enorme bagagem de conhecimento técnico na área de TI e muita experiência em projetos anteriores, que lhe conferem o status de guru técnico-científico. Esse profissional tem os melhores salários da área técnica (excluidos os níveis gerenciais), o que faz o cargo de Arquiteto de Software ser muito cobiçado.

Antes de mais nada, o Arquiteto de Software é o especialista em soluções técnicas para o desenvolvimento de sistemas, o que exige uma visão sistêmica madura e aguçada, e deve ficar responsável pelas decisões no nível decisório mais alto, que é o de Sistema: -análise e conhecimento de tecnologia atual para compor o espaço de soluções possiveis; -projeto de sistema em nível alto de abstração, sem detalhes, baseado em requisitos não detalhados; -identificação e gerência de riscos associados aos projetos. No nível de Sub-sistema, (imediatamente abaixo do nível de Sistema), sua atuação principal deve ser focada em: -sub-divisão do sistema em subsistemas e organização de funções em níveis lógicos (no jargão de gerência de projetos, seria uma EAP-Estrutura Analítica de Projetos, derivada do inglês WBS-Work Breakdown Structure) ; -aplicação de padrões de análise e projeto no nível empresarial. Já no nível de Pacotes, sua atuação deve ser mais focada em: -projeto de interfaces (de todo tipo, tanto com o usuário quanto com outros sistemas de software ou de hardware); -planejamento da entrega final do sistema, o que inclui empacotamento, treinamento, instalação, etc. Finalmente, no nível de Componentização, sua atuação é focada na aplicação correta de padrões à programação (design patterns), uso de componentes de software, etc.

A distribuição de papéis técnicos acima segue uma organização da pirâmide decisória composta pelos níveis de Sistema, Sub-sistema, Pacotes e Componentes, em ordem decrescente de abrangência das decisões. O nível de Sistema é dedicado a decisões estratégicas de mais longo prazo, o de Sub-sistema a decisões táticas ou de médio prazo, e finalmente os dois últimos níveis são dedicadas a decisões de curtissimo prazo, de execução e implementação. Longo prazo aqui se refere ao prazo total estipulado para a entrega do sistema. Para melhor entendimento, esses níveis decisórios podem ser transportados para o contexto de processos baseados no EUP-Enterprise Unified Process, uma extensão ao UP-Unified Process que se adequa melhor à análise e modelagem de negócios.

Do ponto de vista de formação pessoal, complementar ao conhecimento técnico profundo e maduro, o Arquiteto de Software deve contribuir para as decisões Estratégicas da empresa, adquirindo habilidades e conhecimentos em gerência de projeto e análise de riscos; comunicação eficaz e eficiente; educação em tecnologia e composição do espaço de soluções. Para o nível de decisões intermediário, denominado Tático, o Arquiteto de Software deve se aperfeiçoar em: extração e análise de requisitos; segmentação de sistemas em níveis (layers) e projeto de interfaces; desenvolvimento iterativo de sistemas. O Arquiteto de Software atua em colaboração estreita com o Gerente de Negócios (especialista no domínio do problema) e com o Gerente de Projetos (especialista em planejamento e gerência de projetos), e lida com pessoas a maior parte do tempo.

Em resumo seu perfil profissional pode ser concentrado nos seguintes pontos: gerência de complexidade de sistemas, gerência de requisitos funcionais, comunicação efetiva, liderança, gerência de requisitos não-funcionais, caixa de ferramentas técnicas variada e atualizada e finalmente prestação de contas sobre os resultados e andamento dos projetos. Sem esquecer de que uma grande dose de espírito empreendedor é indispensável em qualquer função gerencial…

Portanto, se o seu objetivo é ir para o mercado de trabalho e ascender nesse mercado mundial competitivo, melhor começar a se preparar desde os primeiros dias de sua graduação, não perder as oportunidades de aprender e de expandir seus conhecimentos, adquirir conhecimentos na área de Administração cursando disciplinas optativas na área, fazer cursos extra-curriculares na área gerencial (o SEBRAE é uma ótima referência nesse aspecto), ficar de olho em certificações complementares como a do PMI-Project Management Institute, português correto tanto para a escrita quanto para a fala, ter o inglês fluente como segunda língua, etc.

(esse post foi baseado no artigo The Software Architect, de Matthew R. McBride, publicado na Communications of the ACM, vol. 50, no. 5, May 2007, page 75)

UPDATE: Software Architect ranked Best Job in America – 05/novembro/2010

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Carreira, Engenharia de Software
5 comentários em “Carreira: Arquiteto de Software
  1. marcelo disse:

    josé, citei a sua postagem no meu blog. muito boa a reflexão!

  2. Obrigado, Marcelo. Quanto mais pessoas lerem e se informarem, melhor. Abraço,

  3. Rafael Azevedo disse:

    Valeu Zé! Sempre quis saber ao certo o que um Arquiteto de Software faz.. Matou minhas dúvidas… Vlw pelo post…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: