Baden Powell

Na terça-feira 7 de agosto de 2007, o violonista brasileiro Baden Powell de Aquino faria 70 anos. Nascido a 7 de agosto de 1937 na cidade de Varre-e-Sai do interior fluminense, Baden foi registrado pelo avô com esse nome em homenagem ao fundador do escotismo, general Robert Thompson S. S. Baden Powell.

É considerado um dos maiores violonistas de todos os tempos, respeitado e seguido no mundo todo por novas gerações de violonistas. Suas composições mesclavam o clássico com o popular, as raízes afro-brasileiras e o regional brasileiro. Foi parceiro em músicas muito conhecidas, como: Samba Triste, em parceria com Billy Blanco; Vou Deitar e Rolar e Carta de Poeta, em parceria com Paulo César Pinheiro; Canto de Ossanha, Bom Dia Amigo, Samba em Prelúdio, Canto de Iemanjá, Samba da Bênção, Berimbau, com o parceiro e amigo Vinicius de Moraes.

Como tocador de violão de buteco desde minha adolescência (acreditem, toco meu violão até hoje e já fui tocador de banda na época da jovem guarda…), sou admirador do Baden Powell. Suas músicas já povoaram muitas das nossas serestas. Claro, sempre executadas ao violão com adaptações, pois ninguém da nossa turma de violeiros conseguia executar as músicas pelo menos parecido com as execuções do mestre. Abaixo, reproduzo a letra do Samba em Prelúdio, feita em parceria com Vinicius de Moraes. Apreciem…

Eu sem você não tenho porquê
Porque sem você não sei nem chorar
Sou chama sem luz, jardim sem luar
Luar sem amor, amor sem se dar

Eu sem você sou só desamor
Um barco sem mar, um campo sem flor
Tristeza que vai, tristeza que vem
Sem você, meu amor, eu não sou ninguém

Ah, que saudade
Que vontade de ver renascer nossa vida
Volta, querida
Os meus braços precisam dos teus
Teus abraços precisam dos meus

Estou tão sozinho
Tenho os olhos cansados de olhar para o além
Vem ver a vida
Sem você, meu amor, eu não sou ninguém
Sem você, meu amor, eu não sou ninguém

(o sitio em homenagem a Baden Powell pode ser visitado aqui, e a noticia publicada no Estadão sobre seu septuagésimo aniversário está aqui)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Musica

Deixe um comentário

