Aula da saudade

PordoSol

Limite é o mundo

Há algum tempo venho percebendo buscas aqui no blog, com o termo aula da saudade. Não dá para saber a intenção do leitor, se é buscar alguma postagem sobre aulas da saudade que já proferi e que normalmente deixo aqui no blog, ou se é algum colega professor procurando informação e apoio para preparar a sua aula da saudade. Pensando nessa segunda possibilidade, resolvi escrever um pouco sobre a aula da saudade e seu significado aqui na UFV.

A Aula da Saudade é uma tradição da UFV, e é um momento de descontração na época das formaturas. Os formandos convidam um professor com quem se identificam mais, para proferir a última aula (dai o nome aula da saudade) para a turma, enquanto ainda estudantes de graduação. Cada curso tem a sua aula da saudade, e no dia e horário marcados para as mesmas, o nosso prédio de sala de aulas aqui na UFV, o PVA, fica lotado de estudantes, professores, parentes, avós, tios, pais, irmãos, namoradas…

Não há um formato para essa aula da saudade. Pessoalmente, procuro discorrer sobre um tema relacionado com o futuro da carreira de meus alunos, que estão saindo dos bancos da escola e entrando no mercado de trabalho. Passo o ano lendo fontes de inspiração para essas aulas, incluidas ai as revistas VocêSA, EXAME e a indispensável CACM-Communications of the ACM. Às vezes faço um resumo ou resenha de um bom livro que tenha lido no período, geralmente ligado à carreira, impactos da TI na economia, empreendedorismo, e alguns temas técnicos que possam significar impacto na carreira no curto e médio prazos. O tema empreendedorismo, de que gosto muito e sobre que leio com regularidade, desperta muita curiosidade e atenção, tanto na aula da saudade quanto aqui no blog. De modo geral procuro evitar temas técnicos ligados a Engenharia de Software ou Sistemas de Informação, a menos que sejam tão novos que não tenha dado tempo de eu falar sobre eles nas minhas disciplinas. E, claro, não me esqueço de levar também alguma piada nova, as que conto na sala de aula parece que não agradam tanto assim…

Enfim, considero esse momento da aula da saudade uma enorme homenagem ao meu papel de professor e educador que procuro desempenhar bem, é um reconhecimento dos alunos a esse esforço. É um convite a que atendo com prazer e orgulho. É um momento de descontração, muito valorizado pelos alunos que comparecem em peso. Vale também levar bolo e salgadinho para essa aula, transformando o momento em uma festa.

AULAS DA SAUDADE QUE PROFERI A PARTIR DE 2008

Aula da saudade – Janeiro de 2010

Aula da saudade – Janeiro de 2009

Aula da saudade – Janeiro de 2008

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Dicas, Educação
17 comentários em “Aula da saudade
  1. Aldo Fernandes disse:

    Caro colega professor, fui convidado para ministrar mencionada aula, estou mais nervoso do que a minha primeira audiência como advogado, porém, irei levar ao conhecimento dos meus diletos alunos a importância da valorízação do homem como ser digno e ético. Muito obrigado pelas informações acima, ratificou meus pensamentos.

  2. Obrigado pela visita, Aldo, e boa sorte na sua aula da saudade. Tem outra postagem, sobre a Aula da saudade – Janeiro de 2008, que pode ser útil, caso você já não tenha visto.

  3. José Pereira de Oliveira disse:

    Caro professor, dei a idéia de fazer aula da saudade para a turma de formando na escola que trabalho aqui no Acre, a idéia foi tão aceita que os mesmos com=nvidou-me para proferir a aula, comecei fazer pesquisas e me deparei com sua dica sobre o assunto. Quero dizer muito obrigado, pois as sugestões fertiliza a produção de uma aula cheia de emoção.
    até mais

  4. É realmente um momento emocionante pra todo mundo. Tem outra postagem sobre o assunto, Aula da saudade – Janeiro de 2008, que é sobre uma aula especifica. E tem outras anteriores. Depois me fala o tema que você escolheu, e como foi a aula, e boa sorte.

  5. KATY disse:

    caro professor….sou estudante de nutricao e estou organizando a aula….

    foi muito aproveitoso os seus conhecimentos para o direcionamento da aula!!!

    obrigada

  6. Levi de Sousa Soares disse:

    Vou ministrar uma aula da saudade, mas não sabia nem por onde comaçar. Obrigado pela dica!!!!!
    Estou mais tranquilo. Vou Dar uma palestra motivacional e ao mesmo tempo mostrar o perfil do Profissional no mundo globalizado!!!!

    Obrigado!!!!

  7. Fiquem de olho aqui no blog, tenho sido convidado pelos alunos para proferir a aula da saudade em quase todas as turmas que se formam no nosso Bacharelado em Ciencia da Computação da UFV. Semana que vem, dia 28, vou proferir mais uma, e a postagem sobre essa aula vem aqui pro blog. Aguardem, obrigado pelas visitas e comentários.

  8. Orlinda disse:

    fui convidada para ministrar a aula da saudade da primeira turma do curso de agroindustria, e as suas dicas valerem muito pra mim
    obrigada

  9. Adriana disse:

    Boa tarde! Estou no chegando ao ultimo semestre de pedagogia e quero saber mais sobre a famosa aula da saudade. Como é? Quem seria o responsavel? Qual o papel do academico? Agradeço desde já a atenção.

  10. Anderson disse:

    Olá professor, fui convidado a ministrar a aula da saudade de um curso de Pedagogia no qual lecionei somente no último semestre deles…. estou um pouco sem noção, pois não acompanhei o curso desde o início… me dê algumas dicas em virtude de conhecer a turma somente no último semestre… o perfil deles percebi que é “fazê-las chorar”. Pensei em elas levarem uma rosa vão depositar em um vaso resumindo emm uma palavra o curso… depois vou pegar as alunas que são brigadas e tentar com a rosa intermediando uma aproximação e as mais velhas com as mais novas… depois disso partir pro trabalho apesar de muitas já estarem trabalhando… obrigado

    • Ola, Anderson. Dificil eu dar palpite, teria que conhecer muito bem o perfil da turma. Parece que sua estratégia está muito boa, mas por exemplo ela não funcionaria de forma alguma num curso de ciência da computação como é o nosso aqui na UFV. Uma idéia seria você trabalhar um pouco no futuro da profissão do pedagogo no Brasil, no papel que esses jovens vão desempenhar na formação de outros jovens, proporcionando a eles inclusão social e cidadania pelo caminho da educação, que seguramente é o que vai provocar as mudanças necessárias. Há postagens sobre esse assunto aqui no blog, olhe no titulo geral Inovação. Abraço, obrigado pela visita,

  11. Marcos Leonel disse:

    Caro Professor,
    Procurando sugestões de dinâmicas para aula da saudade, conheci suas publicações. Já fiquei fã! Sou professor de ensino fundamental II, no interior de Pernambuco – Petrolina, cidade de porte médio, porém em rítmo disparado de desenvolvimento: fruticultura, vitivinicultura, comércio, etc. Tenho 47 anos, mas tenho um relacionamento “tipassim”(rsrsrs): muito solto, legal, aberto e divertido com os meus alunos – acho uma forma(ou fórmula)perfeita e descontraída de chegar atè eles. Senti algo disso nos seus discursos – me enganei? – e resolvi lançar um pequeno desafio: o que você me sugere para surpreendê-los, até com palavras este ano? O evento será no próximo 16/12/2010. Agradeceria muito a sua atenção e disponibilidade. Um abraço.

    • Olá, Marcos. Você nem imagina minha satisfação ao perceber que as postagens do meu blog estão sendo úteis tão longe assim, a tecnologia é mesmo fantástica, aproxima todo mundo. E vi também que você leu a brincadeira que fiz com um ex-aluno meu, Tipassim com certeza, eu me divertia muito na sala. E você não errou, meu relacionamento com os meus alunos é de muita amizade, brincadeiras. confiança e responsabilidade, o resto é consequência. O meu maior desafio na aula da saudade é exatamente achar o tema, a dureza é surpreender uma turma das novas gerações com alguma coisa que eles não saibam. O seu desafio é muito maior, porque a garotada de ensino fudamental é muito ligada em tecnologia, vivem por conta disso o tempo todo. Mas, mesmo assim, eu procuraria surpreendê-los nesse território mesmo, levando tecnologia para a aula da saudade. Recomendo a você uma vista aos sites brasileiros de tecnologia, como o Gizmodo http://www.gizmodo.com.br/ e o MeioBit http://meiobit.com/. Tenho também um excelente video sobre as novas gerações,
      http://www.youtube.com/watch?v=ZidBmzFFSyk. não deixe de assistir, vai ajudar muito. Abraço, sucesso ai na sua carreira, precisando estou por aqui e espero continuar por muito tempo ainda….

  12. Caro professor, fui convidada pelos alunos da turma de Biologia para desenvolver a aula da saudade. Li algumas de suas postagens e me encantei , gostaria que me orientasse. Estou sem rumo pois é minha primeira experiência nesse tipo de aula.

Deixar mensagem para Aldo Fernandes Cancelar resposta