Mais segurança para dirigir a noite

Mais uma vez, a tecnologia vem nos socorrer para enfrentarmos os desafios para viver nesse mundo cada vez mais louco. Segundo a notícia que li aqui no sitio EurekAlert (recomendo esse sitio para quem gosta de tecnologia), pesquisadores do Departamento de Arquitetura e Tecnologia de Computadores da Universidade de Granada desenvolveram um sistema baseado em técnicas de visão artificial da robótica, para ajudar os motoristas a dirigirem a noite.

As melhores lâmpadas para faróis de carro tem uma limitação máxima de 56 metros de alcance. O que é um desastre total, pois a uma velocidade de 100km/h a distância de frenagem necessária para parar completamente o veículo é de 80 metros. Os pesquisadores desenvolveram um microchip para ser instalado nos carros que, associado com câmeras de infra-vermelho, melhora essa limitação, fornecendo informações visuais, acústicas e outras sobre pedestres, lombadas, outros veículos e naturalmente buracos (no nosso caso brasileiro, os buracos estão em todas as estradas) além do limite dos 56 metros, permitindo aos motoristas se prevenirem a tempo.

Esse sistema de deteção de obstáculos, associado com um GPS (Global Positioning System) e o correspondente software de apoio à decisão, necessário para fazer os devidos ajustes, transformações de coordenadas e escalas usando informações geográficas, certamente vai ser mais uma prótese para ajudar aquela peça dos carros, que fica entre o volante e o banco, a ter mais segurança para dirigir. E não apenas à noite, pois não há nada que impeça o funcionamento do sistema durante o dia.

E ai me voltam à mente as imagens do terrível acidente provocado recentemente, à noite, nas estradas de Santa Catarina, por um caminhão que, a mais de 100km/h atropelou um monte de gente que estava na estrada, socorrendo um outro acidente recém-acontecido. Motoristas, bombeiros, policia rodoviária, muitos mortos e vários gravemente feridos (notícia aqui, no portal G1). Até onde se sabe, o motorista do caminhão desconsiderou os avisos 13 km antes do acidente, e a 2km antes um policial rodoviário tentou pará-lo e não conseguiu. A alegação do motorista é que os freios falharam

Fico pensando se algum dia a tecnologia vai poder ajudar a superar as limitações e problemas daquela peça  que fica normalmente entre o volante e o assento…o motorista!

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Tecnologia
2 comentários em “Mais segurança para dirigir a noite
  1. PG disse:

    Interessante essa nova ferramenta, mas fico com o último parágrafo do post. O problema, na maioria das vezes, está no motorista.

  2. Juninho disse:

    Show de bola essa sistema. Acho que a tecnologia vai ajudar muito em casos como este, como já vem ajudando. O problema é que aquele que costuma ficar entre o volante e o assento costuma ser tão incompetente e anti-ético que avacalha até no uso das melhores tecnologias. Veja o caso dos chips que serão instalados nos carros em São Paulo. Uma tecnologia que pode ajudar a resolver diversos problemas, esbarra na possibilidade de invasão de privacidade, que é um problema que só ocorrerá devido ao mau uso da tecnologia (e aqui entre nós, nesse país que não tem cultura de respeitar a lei, com certeza vai ocorrer). Se bem também que a coisa tá ficando tão feia, que daqui a pouco a gente não vai nem poder se “dar ao luxo” de preocupar com “coisinhas” como privacidade, liberdade de expressão, direito de ir e vir,….(nossa, é impressionante minha capacidade de desviar do tema central do post… mais algumas linhas e eu já estava falando da CPMF.. hehehehe)
    Grande abraço Zé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: