Virtudes de um blogueiro

Há algum tempo topei com a postagem Seven Blog Virtues (for a Global Microbrand), no excelente blog Creating Passionate Users, que infelizmente está descontinuado temporariamente. A leitura desse artigo me iluminou muito sobre o desafio de manter este blog, escolha de temas, respeito ao leitor, etc. Abaixo comento esses temas, servem como dicas aos leitores que queiram também se aventurar nesse mundo da blogosfera.

Gratidão. Seja grato ao seu leitor que se dispõe a gastar seu precioso tempo, que poderia estar sendo gasto em outras leituras, para visitar seu blog e ler seus escritos. Ficamos na obrigação de oferecer algum retorno útil aos nossos leitores.

Humildade. Os leitores não visitam o blog por causa de seu autor ou de sua personalidade. Leitores lêem nossos escritos na esperança de encontrar alguma coisa que seja útil ou de valor para ele próprio. Se sua intenção é manter um blog para muitos leitores, você tem que sair da idéia do blog pessoal que vai ser lido apenas por você e eventualmente pelas pessoas mais próximas, e partir para a idéia de um blog mais universal.

Paciência. Grandes números diários de acessos e ranqueamento alto no Technorati ou outros indexadores de blogs demoram muito a aparecer. E o melhor é que seu blog seja descoberto depois de algumas postagens, para que seu leitor volte ao blog (se ele tiver gostado) em outras visitas, para ler postagens antigas e as mais novas.

Generosidade. Esqueça de direitos autorais, proteção dos seus textos postados no blog, etc. Lembre-se de que você está fazendo uma troca, o tempo do seu leitor em troca do conhecimento que você deixa disponível no blog. Recomendo que você adote uma licença CreativeCommons adequada, como a que uso nesse blog: Atribuição;Uso Não-Comercial;Compartilhamento (veja na página inicial do blog, em Apresentação).

Respeito. Mostre ao seu leitor que você valoriza e agradece o tempo que ele gasta lendo seus escritos. Não escreva postagens apenas por postar, escolha os temas dentro da linha que você definiu para o seu blog, escreva com cuidado e corretamente, use bem a linguagem, seja preciso, não-ambíguo, respeite a diversidade dos leitores.

Motive. Ajude seu leitor a acender uma luz na cabeça dele. O leitor sempre procura algum tipo de ajuda ou opinião, inspiração, motivação ou ajuda, pode estar certo disso.

Provoque. Utilize suas postagens para provocar novas atitudes e novas maneiras de pensar no seu leitor. Provoque-o para que ele use seu cérebro e sua mente ativamente ao ler suas postagens.

Coragem. Escrever para seus leitores não significa necessariamente escrever apenas aquilo que os leitores querem ler. Aumentando a quantidade de leitores, aumenta também o seu risco de algum leitor não gostar do que leu e largar um comentário azedo em alguma postagem. Lembre-se, não há como agradar a todo mundo. Se seu blog tem a unanimidade dos seus leitores e agrada a todos indistintamente, pode ter certeza de que você está sendo medíocre.

Esses pontos são importantissimos, não deixe de observá-los. Pensando bem, são até bem filosóficos e podem ser aplicados em outras situações da nossa vida…

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Carreira, Dicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: