Empreendedor ou empresário?

O uso do termo empreendedor se popularizou, sendo comum sua utilização como sinônimo de empresário. É comum ouvir frases do tipo fulano é um grande empreendedor com muito mais frequência do que fulano é um grande empresário. Ou, por exemplo, estatísticas mostrando que o Brasil é um dos países com maior número de empreendedores por necessidade do mundo. Percebam que as próprias estatisticas e artigos publicados na imprensa sobre o assunto usam os dois termos como se fossem sinônimos.

Mas, afinal, qual a diferença entre os significados dos dois termos? Empreendedor é empresário? Empresário é empreendedor? É tudo a mesma coisa? Os dois termos são excludentes ou há sobreposição entre seus significados? Há várias caracterizações para empreendedor, como por exemplo: é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidades. Para transformá-las em negócio de sucesso, busca e gerencia recursos, segundo Jeffrey Timmons; ou o empreendedor imagina, desenvolve e realiza visões, segundo Louis Jacques Fillion (extraí ambas as caracterizações do livro que vai citado no final desta postagem).

O conceito de que mais gosto, e que a meu ver abraça as duas caracterizações acima, é a proposta por Fernando Dolabela, meu guru na área de Empreendedorismo: o empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade, base da Teoria Empreendedora dos Sonhos. Este conceito é simples, e tem apenas duas partes ou movimentos: sonhar e buscar a realização do sonho. A primeira parte, sonhar, é a parte criativa e de projeção no futuro. Segundo o prof. Dolabela: O sonho a que me refiro é o sonho estruturante – aquele que dá estrutura, organizando e articulando sinergicamente desejos, visão de mundo, valores, competências, preferências e auto-estima em um projeto de vida que seja a auto-realização do sonhador. A segunda parte, realização do sonho, se refere à ação propriamente dita, em que o sonhador vai em busca de conhecimento, apoio, exemplos, relações, networking, cursos, fontes de financiamento e tudo o mais que for necessário para realizar seu sonho.

Esta conceituação associada ao sonho é a resposta às perguntas de provocação que deixei nos parágrafos anteriores: empreendedor é empresário? empresário é empreendedor? e mais outras que deixo aqui: funcionário público pode ser empreendedor? funcionário de empresa privada pode ser empreendedor? velho pode ser empreendedor? criança pode ser empreendedor? Há exemplos fantásticos pelo mundo afora, e de vez em quando alguns nos chegam às mãos. Um exemplo de que gosto muito (infelizmente está em inglês) é a estória emocionante de Aziza Mohmand, uma mulher empreendedora (e empresária) no Afeganistão…, vejam a estória aqui (entrevista a Guy Kawasaki).

Enfim, o tema empreendedorismo é apaixonante e libertador, já fiz alguns artigos aqui no blog relacionados com ele, e pretendo fazer muitos outros. De minha parte, além de ter oferecido algumas vezes (quando tenho tempo disponivel) a disciplina de Empreendedorismo para os nossos alunos do Bacharelado em Ciência da Computação da UFV, comecei uma experiência interessante na disciplina Sistemas de Informação, que leciono para os alunos mais do final do curso. Lancei o Desafio do ZéBraga (uma brincadeira com o Desafio do Sebrae): os alunos têm que se organizar em grupos, discutir, localizar nichos de atuação e propor empresas de tecnologia competitivas na área de sistemas de informação e de apoio à decisão. Ao longo da disciplina, os grupos desenvolvem uma análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats) ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças) da sua empresa ou empreendimento, e vamos discutindo os conceitos relacionados ao empreendorismo associados com cada uma das letras do SWOT. O resultado é muito interessante, recomendo aos colegas professores tentarem a experiência (em breve falarei mais sobre essa experiência aqui no blog).

(Dolabela, Fernando. Empreendedorismo, uma forma de ser. Brasilia, DF: Agência de Educação para o Desenvolvimento, 2003 (ISBN 85-88699-14-1))

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Carreira, Empreendedorismo
5 comentários em “Empreendedor ou empresário?
  1. Fernando Dolabela disse:

    Olá Zé Luiz
    Adorei a criatividade do Desafio do ZéBraga. É um importante sinal quando um PhD em Informática se interessa pelo empreendedorismo e, além de ensina-lo, escreve textos de alto nível. Indica que as coisas vão mudar. Abraço.

  2. Obrigado, Dolabela. A próxima postagem vai ser toda dedicada ao Desafio ZeBraga, com detalhes da aplicação do mesmo em sala de aula. Abraco, zeluis

  3. andreia disse:

    quero sabandreia_jpdrele@hotmail.comer porque nao tem um site para a troca do MEI todos so falam da parte boa mais se esquecem de falar da parte ruim que é quando se erra ao preencher algo errado estou enrolada desde fevereiro por ter errado o endereço nao consigo cancelar nem dar andamento o que é isso tem que fazer um site logo como que faz as coisa sem correçao obrigado

  4. Oi Zé, deixa eu dar meus 20 cents.
    Me envolvi bastante com a questão de empreendedorismo, inclusive academicamente. Uma ferramenta que tem sido muito usada, principalmente para startups, é o BMC (Sou responsável pela cadeira de Empreendedorismo e Inovação no IBTA/IBEMEC Campinas, e uso esta ferramenta para apresentação dos resultados dos grupos). Certamente seria uma boa forma de apresentar os resultados no desafio do ZeBraga.

    http://www.businessmodelgeneration.com/canvas

    abraços
    Marcílio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: