Estou de volta….

Como acontece todo final de semestre… muita pressão, uma lista interminável de atividades inadiáveis: provas, trabalhos, relatórios, artigos, lançamento de notas, rodada de 0800 com os formandos que me convidaram para proferir a aula da saudade na época da formatura em Janeiro/2008, resultado da seleção do mestrado, relatório da Capes, tentando fazer milagre com sete bolsas para trinta e dois alunos no mestrado… e o blog ficou aqui meio esquecido, sem eu ter sossego para escrever decentemente. No periodo, continuei lendo e acumulando novas postagens, a fila também está grande.

O que está chamando atenção nesse final de ano, além das notícias tradicionais, como por exemplo a lista dos melhores produtos tecnológicos de 2007 segundo a PCWorld, é sem dúvida a evolução da base de usuários de internet, telefonia celular, convergência digital, etc. A entrada em cena de um volume imenso de consumidores da base da pirâmide (C.K.Prahalad, A riqueza na base da pirâmide, Ed. Bookman, 2005) vai certamente mudar o perfil de uso e de acesso à internet ao redor do mundo. Segundo previsão de Michael Geist no IGF-Internet Governance Forum 2007, realizado no Rio de Janeiro, nos próximos 10 anos o número de usuários da internet vai dobrar (atualmente esse número é maior que 1 bilhão de usuários). Entender a origem desses novos usuários é fundamental para antever as mudanças. Uma parte virá dos paises desenvolvidos que já têm tradição de internet e que formam a maior base atual de usuários. Mas a maioria dos novos usuários virá de paises em desenvolvimento como China, India, Brasil e paises africanos, onde o inglês não é a lingua nativa e com valores sociais e culturais diversos, como por exemplo os relacionados com a liberdade de expressão, privacidade e legislação sobre direitos autorais, aumentando a diversidade da rede. A indústria de software vai enfrentar um grande desafio no desenvolvimento de novos sistemas para a web, mais do que no presente. A indústria de hardware também enfrentará desafios principalmente na área de hardware com baixo consumo de energia e baixo preço, dispositivos móveis, etc. A banda larga não vai estar acessível (financeiramente) em todos os cantos do planeta, a conectividade vai ter que ser obtida por redes sem fio ou baseada em transmissão por satélite.

A telefonia celular já atingiu a marca de 3.3 bilhões de aparelhos em todo o mundo, número que significa 50% da população do planeta (mas não significa que esse é também o número de usuários), reafirmando a supremacia dos telefones celulares como o produto eletrônico mais vendido do planeta. A enorme redução no preço dos aparelhos e das chamadas são os principais catalizadores desse crescimento vertiginoso. Não é por acaso que a gigante Google está entrando firme na concorrência por frequências de telefonia móvel nos EUA, estratégia para a companhia se tornar independente das companhias telefônicas que tendem a cobrar pedágio do Google, com o argumento de que o seu uso entope as redes das companhias sem que o Google pague nada por isso (vejam a postagem Pedágio na internet? aqui no blog).

Para fechar o ano, as notícias não poderiam ser melhores. Mas como nem tudo são flores, os problemas ambientais vão ser o grande limitador não apenas do crescimento tecnológico. Os problemas ainda nem começaram a aparecer….

(escrevi essa postagem ouvindo música no excelente  Musicovery,  uma rádio interativa web2, recomendo aos amantes da boa música)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Tecnologia
2 comentários em “Estou de volta….
  1. matheusfernal disse:

    Que bom, seja bem vindo de volta!!
    Aproveitando pra desejar boas festas e que as boas idéias continuem pipocando por aqui.
    E o post que pedi sobre PJ vs CLT nada, né!?
    E eu achava que fosse ler aqui antes de entrar no mercado. O tempo voa! he, he.
    Valeu Zé. Abração.

  2. Obrigado, Matheus. A postagem PJ x CLT está a caminho, esperando a contribuição do Fabricio. Vai aparecer em breve. Feliz Natal pra você também, abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: