Dica para um novo ano

Li em um livro sobre técnicas de ensino e planejamento de atividades acadêmicas uma dica muito interessante, que coloquei em prática e que funciona muito bem. Trata-se de fazer uma lista do que se pretende atingir e realizar durante o ano, um planejamento informal para o ano que se inicia.

Não se trata de fazer um planejamento detalhado, com tempos e datas associadas, é muito menos que isso, muito mais informal, nada de MSProject ou DotProject ou similar. Não há como colocar no papel, detalhadamente, tudo o que se pretende realizar em um ano inteiro. Acontece muita coisa no meio do caminho, e ajustes têm que ser feitos. Procuro incluir nessa lista apenas as atividades que terão mais impacto durante o ano, que vão me exigir mais comprometimento e dedicação.

Interessante é que quando li esse capitulo do livro, confesso que achei um exagero. Como é que alguém que ja tem tanta coisa para fazer, ainda vai gastar tempo com um macro planejamento para um ano inteiro? Mas a idéia ficou aqui em algum canto da cabeça me aporrinhando, e quando li o capitulo pela segunda vez, já num final de ano (acho que foi em 2004), resolvi experimentar. O ano de 2005 já correu com mais organização e consegui atingir muito mais objetivos do que nos anos anteriores. Passei a incluir nesse plano, além das metas profissionais (mudanças nas disciplinas que leciono, Desafio do ZéBraga, orientações, linhas de pesquisa, publicações, projetos, viagens a trabalho, defesas de dissertação, criação desse blog, etc.), também minhas metas pessoais (troca do carro, viagem de férias, saúde, academia de ginástica, tênis, etc.).

Funciona bem tanto para as pessoas que como eu são organizadas por natureza (mais fácil), quanto para os não organizados ou refratários a fazer qualquer coisa com planejamento prévio. Ao longo dos anos, tem-se um pequeno registro da nossa história de vida, que pode servir até de base para alguma biografia futura, nunca se sabe o que a vida nos reserva. Já ia me esquecendo: como todo planejamento que se preze (mesmo os informais como o que estou sugerindo aqui), no início de cada ano é bom fazer uma análise retrospectiva do planejamento do ano anterior, anotando os sucessos, os insucessos, os problemas e o que vai ser transferido para o planejamento do ano seguinte.

Fica a dica, vale a pena experimentar e por favor, dêem retorno aqui no blog.

FELIZ 2008 PARA TODOS!!

(Phillip C. Wankat. The effective, efficient professor: teaching, scholarship and service. Boston, MA: Allyn & Bacon, 2002) 

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Dicas
5 comentários em “Dica para um novo ano
  1. Vinci disse:

    Interessante… Então a idéia é listar para o ano apenas os grandes objetivos…

    Recursivamente, acho que a cada mes dá prá quebrar alguns destes grandes objetivos em sub-objetivos…

  2. smarzaro disse:

    Zé, faltou deixar o nome do livro de onde você tirou a idéia… 🙂

  3. Faltou mesmo, mas estou fora de Viçosa, quando chegar lá eu incluo a citação. Um livro excelente para nós professores. Abraco,

  4. PG disse:

    Valeu Zé!
    Um ótimo 2008 para você também.
    Vamos ter um visual novo para o blog em 2008?
    Abraço.

  5. Joao Gazolla disse:

    Opa zé ! Recebi o email do kinto e dei uma olhada no material da aula da saudade ! Mt bom ! inclusive aquele trecho do Amyr Klink, li o livro dele, e é muito bom, aconselho a todos a ler! Gostaria de ter ido assistir essa aula…
    Grande abraço,
    JG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: