Peido de bovinos e o efeito estufa

Desculpem o título dessa postagem, mas  foi o melhor que achei para esse assunto. Fazendo minha ronda de blogs e leituras agora pela manhã, topei com essa notícia curtinha, que é no mínimo curiosa. Parece loucura de cientista, mas o problema é sério e pode se complicar mais ainda.

Os gases produzidos pela digestão do gado bovino, ricos em metano,  contribuem para o aumento do efeito estufa. Por outro lado, os mesmos gases produzidos pelos cangurus são livres de metano, devido a uma bactéria existente em seu estômago que neutraliza a produção de metano. Os cientistas australianos estão tentando transferir essa bactéria do estômago dos cangurus para o estômago do gado bovino e ovino, para tentar neutralizar a emissão de metano na atmosfera (vejam a notícia aqui).

O problema é mais sério do que parece. Segundo a fonte, 14% da emissão de gases nocivos ao efeito estufa na Austrália  vem do peido do gado bovino! Esse número já justifica a pesquisa dos cientistas australianos, e certamente ela vai ser útil em outras partes do mundo, já que a carne bovina ainda é nossa principal fonte de proteínas (por enquanto…). Já publiquei algumas postagens sobre esse assunto aqui no blog, vejam em Sustentabilidade da dieta  e  Reciclando fezes de animais.

Os problemas ambientais estão se agravando rapidamente, em muito menos tempo do que imaginamos vamos ser obrigados a conviver com restrições sérias ao uso de recursos naturais. Principalmente da água, que tem sido castigada e desperdiçada sem a menor cerimônia. A consciência ambiental ainda não é uma preocupação forte dos humanos, infelizmente. Ainda está na cabeça das pessoas o modelo do american way of life,  que nem de longe é sustentável e é baseado no desperdício. Vamos ajudar…

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Sustentabilidade
7 comentários em “Peido de bovinos e o efeito estufa
  1. eliana disse:

    Nicolas me falou isso outro dia. Morri de rir. Agora a culpa é dos pobres dos bichinhos.

  2. PG disse:

    kkkkk… interessante. Não achava que “14% da emissão de gases nocivos ao efeito estufa na Austrália vem do peido do gado bovino!”… muita coisa. Coitados!

  3. Ju disse:

    E o pior que toda essa história é real. Trabaho na Empresa Brasileira de Pesquisa agropecuária unidade Gado de Leite e vejo de perto cientistas muito capacitados estudando a respeito disso. Afinal, 14% não é pouco………… Em breve, acredito eu, essa noticia vai deixar de ser algo novo e será de conhecimento de todos!
    Um abração!

  4. larice disse:

    nossa muito obrigado por nos manter informados.Não fazia ideia de que os bovinos também eram responsaveís efeito estufa.

  5. Marco disse:

    Caro José Luís Braga,
    Seu material necessita de informações científicas.
    1º o problema não é o peido; é o ‘arroto” (REGURGITAÇÃO).
    2º os bovinos são fontes EXTREMAMENTE importantes de proteína animal (aminoácidos) RENOVÁVEIS e que sua poluição são justificáveis, pois são alimentos e não LUXÚRIAS. Evita-se o consumo de BALEIAS, CÃES, GATOS, FOCAS, ANIMAIS SILVESTRES, ETC.. Como é conseguido pelo consumo de frago, suínos e peixes.
    3º BOVINOS consomem pasto (grama, capim, forragem) o que eu e nenhum ser humano aproveita. Aliás FRANGOS e SUÍNOS não aproveitam a fibra vegetal; Com isso, BOVINOS não competem diretamente com os seres humanos, COMO FRANGOS, PORCOS E ALGUNS PEIXES. ALIÁS se o manejo do pastejo for correto e os animais que praticam a desfolha forem aptos, geneticamente, a captura de CO2 APRESENTARÁ balanço positivo.
    4º ALÉM do sabor da carne
    5º CHAMO a discussão os participantes
    http://www.uem.br/simpapasto/

    7º DEVEMOS DESMITIFICAR A UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS COMO FONTES DE ALIMENTO

    maafbarbosa@uel.br

    9º isso Ôs

  6. Juliany disse:

    Vc poderia ter utilizado a terminologia: FLATULÊNCIA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: