Origem do Vale do Silicio

O Vale do Silício, California-EUA, surgiu há mais tempo do que se imagina. Segundo os pesquisadores Timothy Sturgeon e Christophe Lecuyer, o Vale do Silício tem sua origem no início do século XX, por volta de 1906, associada ao advento do rádio. Engenheiros iniciaram a experimentação com a nova tecnologia mais como curiosidade (hobby), e acabaram criando um ambiente meritocrático de que faziam parte as pessoas que conseguiram avanços tecnológicos no desempenho, velocidade de transmissão e baixo custo dos produtos eletrônicos.

Os dois pesquisadores afirmam que pelo menos 30 anos antes de a HP-Hewlett Packard iniciar suas atividades em uma garagem, e 50 anos antes da criação da Fairchild, outra gigante dos semi-condutores, a cultura do Vale do Silício já estava em gestação e formação em torno do rádio e tecnologias associadas. Engenheiros se organizando em clubes de rádio, ascensão do radio-amadorismo desde a primeira grande guerra, equipamento construido em fundo de quintal ou então tomado emprestado foram as sementes que catalisaram o enorme desenvolvimento posterior da região. Um exemplo de empresa criada na época é o da Poulsen Wireless Corporation of Arizona em 1910, que deu origem à Federal Telegraph Company, criada em San Francisco.

No mesmo ano de 1910, foi criada uma Escola para Engenheiros de Rádio, que iniciou a transmissão de programas de rádio sem fio (wireless…) para uma audiência local. Iniciou-se uma disputa tecnológica com a região de New York e Boston, onde também se verificou grande desenvolvimento das tecnologias associadas ao rádio. O que deu maior impulso à região do Vale do Silicio foram os contratos de projetos com a Marinha, por ocasião da Primeira Grande Guerra. Esse tipo de contrato com as forças armadas continuaram depois da guerra, e foram os grandes responsáveis pelo desenvolvimento da região.

O resto da história da região até nossos dias faz parte da história recente, e é mais conhecida de todos. O modelo de financiamento para companhias tecnológicas entrantes no mercado (startups) com projetos inovadores surgiu na região do Vale do Silício, e se espalhou pelo mundo afora. Casos e mais casos de companhias surgidas em salas de aula das universidades da região, destaque para a Stanford University, financiadas por fundos ou investidores particulares (venture capital)  sempre à procura de lucro rápido (claro, a economia funciona dessa forma…).

O progresso da região foi tão rápido e consistente, que o Vale do Silicio encontra-se, hoje, mergulhada no caos do trânsito, falta de moradias, preços altíssimos, competição desenfreada, tendo seu desenvolvimento freado por questões de sustentabilidade: meio-ambiente, disponibilidade de água, estradas insuficientes, preço do metro quadrado de terrenos lá nas alturas, competição tanto no nível social quanto no tecnológico…

(vejam a reportagem completa do San Francisco Chronicle, aqui)

Professor Titular, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Empreendedorismo, Tecnologia
7 comentários em “Origem do Vale do Silicio
  1. Interessante texto.

    O Sillicon Valley é sem duvida uma das regiões mais empreendedoras e inovadoras na esfera tecnológica.

    Cumprimentos

  2. Obrigado pela visita, Bruno. Volte sempre…

  3. caroline ketlen disse:

    muito legal esse cometario que vcs fizero ….. muito obriga …fui …..

    vaida……………loka ……..kika…..

  4. vitor frank disse:

    me ajudou bastante vlw

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 1.191 outros seguidores

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.191 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: