Tá dificil dormir?

A dificuldade para pegar no sono persegue todos nós. Ansiedade e estresse do dia a dia, trânsito, prazos, mudanças tecnológicas, projetos em andamento, compromissos pessoais, finanças, tudo isso ajuda a tirar o sono. Li recentemente um artigo curto sobre a questão, que vai certamente ser útil para alguns dos leitores do blog. Recebi o artigo via uma newsletter semanal da Mayo Clinic,  recomendo fortemente o sítio deles, é uma clínica muito famosa nos EUA, e disponibiliza muita informação boa e confiável sobre saúde e bem estar, com foco em prevenção.

O artigo dá algumas dicas interessantes e fáceis de seguir com alguma disciplina: -procure ir para a cama sempre nos mesmos horários todos os dias, incluindo finais de semana; -não coma ou beba grandes quantidades antes de ir para a cama. Coma ou beba pelo menos umas duas horas antes, para deixar o organismo parar completamente durante o sono; -evite cigarro, cafeína, álcool ou outros estimulantes à noite; -faça exercícios físicos com regularidade, mas pelo menos umas três horas antes de ir para a cama; -procure transformar seu quarto de dormir em um ambiente calmo, escuro e confortável; -procure dormir principalmente à noite; -escolha um colchão e um travesseiro confortáveis; -tenha uma rotina antes de ir para a cama, para o corpo se acostumar com ela e entender que é hora de ir dormir; -vá para a cama somente quando estiver cansado, e apague as luzes; -use remédios para dormir apenas como um último recurso, não transforme isso em rotina (mesma observação vale para o uso de bebida alcoólica para ajudar a pegar no sono).

Claro, não é fácil seguir tudo isso no nosso dia a dia. Mas pelo menos algumas das dicas dá para seguir e transformar em rotina. Por exemplo, o hábito de ter uma refeição pesada antes de dormir prejudica demais o sono, e isso é fácil de contornar ou com uma refeição bem leve, ou respeitando o limite de duas horas sugerido. A lógica do sono é que o corpo deve parar completamente as atividades durante o sono, a pressão sanguínea tem que cair para niveis bem baixos, para dar uma chance ao corpo de se recuperar. Se a gente se alimentar antes de dormir, o sistema digestivo continua em funcionamento durante o sono exigindo trabalho dos demais sistemas e impedindo o descanso necessário. Lembrem-se, o corpo humano é um sistema muito perfeito, muito equilibrado, qualquer alteração em uma parte é refletida em várias outras partes. Também o hábito de ir para a academia antes de dormir não é nada saudável, pois aumenta o nível de atividade da respiração, batimento cardíaco, endorfinas e adrenalina, e a gente só consegue pegar no solo quando o corpo volta ao estado de sossego ou repouso, pelo menos umas três horas depois.

Tudo isso tem que ser pensado quando ainda se está jovem, com uma parte grande da vida pela frente. Hábitos saudáveis se refletem no nosso futuro, na qualidade de vida que vamos levar depois de velhos. Não adianta nada marretar o organismo quando se está novo, e querer chegar na velhice com saúde e sem problemas além dos normais. Uma leitura muito interessante sobre esse tema e que já comentei em outra postagem, é o livro A semente da vitória, do Nuno Cobra. Olho vivo…

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Dicas, Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: