Outras leituras…

Um rio chamado....

Nas minhas curtas férias, li um bocado de livro bom, e ainda estou lendo. Procurei variar as leituras, e sair fora dos livros técnicos da Engenharia de Software. Peguei um livro dos que minha filha mais nova leu pro vestibular que prestou no final de 2007, e comecei a ler meio sem vontade. Mas foi só a primeira impressão, em pouco tempo já estava enfiado na leitura do livro, que consegui ler em uma manhã.

O título do livro é Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, do autor moçambicano Mia Couto, ed. Companhia das Letras, 2007 (quinta reimpressão).  O livro é classificado como literatura africana, e é muito interessante, faz a gente viajar por outras paragens e conhecer outros povos de que somos tão próximos, e que conhecemos tão pouco. A África é um continente onde a miséria é predominante, mas de cultura muito rica, cheia dos costumes, crenças, celebrações, amores, mitos, etc. O livro é riquissimo nesses aspectos, leitura agradável e envolvente, mantido o português original do livro.

Fui para a internet procurar outros livros do mesmo autor, interessado em ler um pouco mais sobre o mesmo assunto para me ajudar a  melhorar minha cultura sobre a África. E ai fui perceber que Mia Couto é um autor muito produtivo, com livros premiados no mundo todo. E já coloquei outro livro dele na minha lista de leituras futuras, o Terra sonâmbula,  a resenha do livro deu vontade de ler.

Se quiserem uma leitura diferente, saindo da área técnica, é uma leitura muito boa.

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Dicas, Livros

Deixe um comentário

