Os 10 maiores desastres envolvendo TI

Um impacto forte do uso da Tecnologias da Informação no nosso dia a dia, são as falhas dos sistemas tanto de software quanto de hardware. Invasão de privacidade, perda financeira, prejuizos generalizados e perda de vidas humanas estão em uma escala crescente dos riscos a que estamos sujeitos, sendo a perda de vidas humanas o mais grave deles. A ACM-Association for Computing Machinery mantém na sua revista mensal CACM-Communications of the ACM uma seção denominada Inside Risks, dedicada ao tema. O pesquisador Peter Neumann é responsável por essa seção, e mantém o sitio Risks Forum na web, recomendo a visita a esse sitio, que é cheio dos relatos e análises dos problemas ocorridos.

Na revista CACM de Fevereiro de 2008, veio publicada uma nota sobre os dez maiores desastres em TI no mundo, uma referência ao artigo que apareceu anteriormente na ZDNet-Austrália (novembro de 2007). Uma lista desse tipo é muito difícil de construir, pois supõe que os pesquisadores tiveram acesso à informação completa de todos os desastres ocorridos no mundo associados ao risco da tecnologia. De qualquer forma, vale a pena conhecer a lista e ler o artigo da ZDNet, pois o conhecimento da história é um dos passos para evitar que a história se repita no futuro (cultura milenar chinesa). A lista: 1-falha no sistema soviético de alarmes de guerra quase causa a terceira guerra mundial em 1983; 2-colapso da rede de telefonia da AT&T em 1990, causado por um sistema de chaveamento mal testado, deixou sem atendimento 75 milhões de ligações telefônicas; 3-a explosão do foguete francês Ariane em 1996, causada pelo sistema de proteção ao vôo que disparou a destruição automaticamente com base em um dado gerado erradamente, prejuizo de US$8 bilhões; 4-problemas de incompatibilidade entre softwares no sistema de controle do AIRBUS A380 em 2006; 5-problemas com o sistema métrico adotado pelos programadores no Observador de Clima de Marte (Mars Climate Observer) causou a destruição do módulo quando ele tentou pousar em Marte, em 1998; 6-falha no sistema de pagamentos construido pela empresa EDS causou o fechamento da Agência de Suporte a Criança (Child Support Agency), com prejuizo de bilhões de dólares, em 2004; 7-o problema do Ano 2000 (Y2K), em 1999/2000; 8-Explosão de laptop da Dell em uma feira de negócios no Japão em 2006, diante da imprensa e da câmeras, registrando ao vivo os relatos de consumidores da marca sobre acidentes do mesmo tipo ocorridos anteriormente; 9-sistema da Siemens, não testado o suficiente, causa um enorme atraso (colapso) na entrega dos passaportes a cidadãos britânicos em 1999; 10-problemas em um equipamento manteve no chão 17000 aeronaves no aeroporto de Los Angeles, em 2007.

Quais são as causas desses problemas relatados, e de outros não-relatados? Quem arrisca um palpite? Vou arriscar alguns, espero os comentários dos leitores: -requisitos não entendidos, mal especificados ou até mesmo ausentes das especificações (reconhecidamente o maior problema na produção de software de médio/grande porte); -pressões de prazo e orçamento para entrega dos produtos; -uso de partes (componentes) de hardware e software não completamente testados e seguros para o tipo de uso a que se destinam; -falta de cuidado dos programadores e projetistas em verificar possiveis erros na hora de construir o software (por exemplo, a adoção de um sistema métrico incompatível com o restante do sistema); -em menor escala, problemas éticos e de formação dos programadores e projetistas, causando baixo comprometimento deles com o trabalho sendo executado.

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Engenharia de Software, Social

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: