The man from earth

Assisti recentemente ao filme The man from earth, produção de 2007. Começou meio cansativo, alguns professores de universidade chegando para uma festa tipicamente estatunidense (cada um leva o seu), de despedida de um colega professor que está indo para outra universidade. O cenário é a sala da casa, com algumas raras tomadas externas na frente da mesma casa. A trama do filme se desenrola em torno do Professor John Oldman, representado pelo ator David Lee Smith (Sargento Rick Stetler da série CSI Miami) que passa o filme contando uma estória sobre sua própria existência, com a surpreendente revelação de que ele é um imortal, com 14000 anos de vida!! Os colegas presentes na reunião, de especialidades diferentes (antropologia, literatura cristã, direito, biologia, psicologia) vão participando e tentando derrubar a idéia da imortalidade usando os argumentos da sua própria especialidade, mas aos poucos se convencendo de que é de fato possivel que isso possa acontecer…

A estória é criação do autor de ficção científica Jerome Bixby, cuja obra mais conhecida talvez seja o episódio “Mirror, Mirror” da série Star Trek: The Original Series. O diretor é Richard Schenkman, e o filme foi produzido com um orçamento menor que 200 mil dólares, extremamente baixo se comparado com as produções cinematográficas modernas, cheias dos efeitos de todo tipo. Segundo o produtor do filme, Eric Wilkinson, a web foi seu grande aliado na divulgação do filme, e a pirataria do filme ajudou sobremaneira a sua divulgação e sucesso. A notícia é surpreendente, pois vai mais uma vez no rumo contrário do que a indústria fonográfica e cinematográfica querem nos fazer acreditar, certamente para manterem intactos seus enormes lucros e cultivarem a imagem de que a internet é o seu maior inimigo (isso já é coisa do passado, essa turma está perdendo o bonde…)

O final do filme me deixou surpreso, mais pelo fato de eu não ter conseguido percebê-lo antes. Vou ter que assistir de novo, para tentar ver se tem alguma situação que indique a surpresa do final. Não percam, é um grande desafio para a mente, um jogo inteligente que exige muita atenção.

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Dicas, Filmes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: