Twitter

Há tempos foi lançado o Twitter, vi a notícia, fui lá no sitio deles dar uma olhada, mas parei ai. Toda hora surgem novidades na web, novas ferramentas e idéias, e se a gente for testar todas elas desde o primeiro dia, o tempo livre que já é pouco acaba de uma vez. Voltei ao sitio várias vezes, sempre que achava uma referência que me permitia entender melhor do que se tratava. E o entendimento foi melhorando, principalmente dos impactos que a ferramenta pode ter na blogosfera, nas facilidades que introduz no uso da web, etc.

Essa semana finalmente resolvi criar uma página Twitter para testar, e confesso que já estou gostando. A idéia é muito simples: você pode postar textos de até 140 caracteres (curtinho), que respondam a seguinte pergunta: o que você está fazendo? (what are you doing?). Na opinião de Nicholas Carr, as postagens no Twitter representam o telegrama da web2 (vocês sabem o que é telegrama? já mandaram algum? têm idéia do impacto social do telégrafo?).  Apenas esclarecendo, telegrama é o irmão mais velho das mensagens SMS dos celulares. As postagens podem conter, por exemplo, endereços web para sitios interessantes, pequenas noticias, etc. Tirando do próprio sitio do Twitter: “Twitter is a service for friends, family, and co–workers to communicate and stay connected through the exchange of quick, frequent answers to one simple question: What are you doing?”.

Pensando em uma comunidade em que todos estão interligados via Twitter, acaba se transformando em um ponto de encontro virtual, substituindo com vantagens até alguns recursos do Orkut e outros, mensagens de celular, etc. E as mensagens podem ser enviadas do seu celular via SMS, só que por enquanto o serviço está disponível em alguns paises, Brasil não incluido. Fica a dica, testem.

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Dicas, Social, Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: