Empregos em TI: aguentando o tranco da crise

Crise econômica em escala mundial, como a que estamos vivendo, deixa todo mundo preocupado com o que poderá acontecer com os empregos, demissões, cancelamento de novas vagas e contratações, etc.  São milhares de jovens entrando no mercado de trabalho a cada ano, e todo mundo quer a sua oportunidade.

Estatísticas do Escritório de Estatísticas de Trabalho dos EUA (U.S. Bureau of Labor Statistics) mostram que as profissões relacionadas com TI têm saúde de ferro, pelo menos por enquanto.  Enquanto 240.000 postos de trabalho foram perdidos em Outubro de 2008 devido a crise econômica, 5.500 novas vagas foram abertas na área de TI, principalmente para projeto de sistemas baseados em computador e serviços relacionados, e mais 300 vagas novas nas áreas de gerenciamento e serviços de consultoria (vejam a notícia aqui). A única ressalva é com relação aos postos de trabalho que pagam salários mais altos, que podem ficar mais vulneráveis com uma crise econômica que dure mais tempo.

Esse resultado, embora seja referente apenas ao mês de outubro de 2008, mostra que o setor está bem sólido e se transformou em área essencial nas empresas, alinhada com os modelos e linhas de negócios. A área de TI passou de área de suporte e responsável apenas pelo parque computacional, que era a visão de décadas passadas e que tornava os empregos em TI dispensáveis até certo ponto, para área estratégica das empresas, com assento nas diretorias e até em conselhos,  e participando nas discussões de decisões estratégicas. O que significa novos desafios em termos de conhecimento, melhor preparo dos profissionais em matérias relacionadas a administração e economia, o que  já foi comentado aqui no blog mais de uma vez.

(as tabelas do US Bureau of Labor com os dados de todos os setores podem ser consultadas aqui)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: ,
Publicado em Carreira, Economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: