Feliz ano novo de novo

//tinyurl.com/8ownnz

Memeticians - tinyurl.com/8ownnz

Mais um ano sumiu do mapa, para mim esse foi o que passou mais rápido dos últimos tempos, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. Foi um ano muito intenso, trabalhamos muito e os bons  resultados estão começando a aparecer. O final do ano não está sendo mole, crise econômica mundial causada pela total irresponsabilidade na gestão da economia nos paises mais ricos, e agora nesse finalzinho de ano, enchentes e mais enchentes, sonhos destruidos, vidas e mais vidas de sacrificio levadas pelas águas.  Enchentes de uma violência rara, sinalizando que também estamos degradando o meio ambiente e destruindo as defesas da natureza em um nível muito acima do sustentável.

O planeta está cobrando, e está saindo caro.  O volume de água que caiu e continua caindo é assustador, as variáveis vão se influenciando mutuamente, os resultados catastróficos vão aparecendo lentamente, e não poderiam ser diferentes. Para piorar, as estatisticas de acidentes nas estradas voltaram a subir, novamente empurradas pelo desrespeito do ser humano pela sua vida e pela vida do próximo, pelo desprezo nacional  pelas leis como resultado da certeza da impunidade, pela falta de bons principios morais, etc.  Com muitas exceções, felizmente.

O que fica muito claro, mais uma vez, é que a sustentabilidade continua sendo obrigatória. Em todos os sentidos possiveis: de atividade econômica, de exploração da natureza, de enriquecimento, de crescimento populacional, de relações humanas, de dedicação a qualquer atividade. Tem que prevalecer, sempre, o equilíbrio, colaboração e cooperação, o ser humano tem que ser respeitado, o planeta tem que ser respeitado. Tudo tem mão dupla!

Feliz 2009!

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Reflexões, Social
2 comentários em “Feliz ano novo de novo
  1. Wander Gaspar disse:

    Olá, prof. Zé Luis,

    Saiba que seu blog tem lugar cativo no meu bookmark!

    Desejo a você um novo ano repleto de realizações e que continue a nos brindar com as suas pérolas de inteligência, dicernimento e sabedoria.

    Um grande abraço.

    Wander – CES/JF
    Juiz de Fora/MG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: