Aula da saudade – Janeiro de 2009

Mais uma vez, com muito orgulho aceitei o convite  para proferir a aula da saudade para os formandos em Ciência da Computação da UFV, em janeiro de 2009. Uma turma meio misturada, alguns de outras turmas que se perderam no meio do caminho e estão com a formatura atrasada, e outros que ao contrário, adiantaram disciplinas e estão se formando antes da turma original. E, claro, a grande maioria se formando na mesma turma a que pertence desde o vestibular.

Formandos...

Formandos...

Vocês estão vivendo um grande momento de mudança, da tranquilidade da vida de estudante Tipo assim, com certeza para a vida profissional, onde as gírias e a despreocupação típicas da vida estudantil vão ter que dar lugar a uma postura profissional, compatível com os novos tempos que se iniciam. A tecnologia em TI continua seu avanço, obrigando a uma permanente atualização: convergência digital focada nos aparelhos de mão (smartphones) já está ali na esquina;  o mercado de serviços  devido em parte à crise econômica mas principalmente empurrado pela competição acirrada por nichos cada vez mais estreitos de atuação passa por um momento de fusões, como a acontecida recentemente entre  a HP e EDS; o lançamento de dispositivos que prometem revolucionar o uso dos computadores pelo cidadão comum, como por exemplo a caneta LiveScribe, que vou ter muito em breve.

Do ponto de vista de previsões, o extenso relatório PEW sobre a internet, comentado e discutido magnificamente em seis longas postagens pelo prof. Silvio Meira em seu blog,  fala tudo e mostra um quadro possivel da área até 2020. Previsões têm o incrivel dom de falhar, já perceberam? o que não impede que a gente leia sobre elas, principalmente se estão bem feitas e baseadas em dados reais. Por exemplo, sobre os dispositivos móveis o relatório diz que   The mobile device will be the primary connection to the internet for most people in the world in 2020… Alguém ainda tem dúvidas de que isso vai ser a realidade no futuro próximo, se já está acontecendo hoje? Outro avanço inquestionável é o do software como serviço, que também  já está acontecendo e tende a aumentar (se houver banda de internet suficiente para o uso remoto).  Vocês que estão entrando no mercado de trabalho, têm que se informar e conhecer essas previsões para não serem pegos de surpresa por elas, têm que saber o impacto que elas vão ter sobre a profissão, o mercado de trabalho, os rumos do conhecimento. 

Finalmente, lembrem-se de que a era do chinelo de dedo todo dia e toda hora, bermudas, boné, chiclete, celular no meio da aula, dormir no meio da aula (espero que não durmam no meio das reuniões…), e o falar prá pensar vão ter que dar lugar ao pensar prá falar, a uma preocupação muito maior com a linguagem, a formalidade, a forma de se vestir, enfim: o processo de mudança está apenas começando, e vai durar a vida toda. E lembrem-se do que eu disse várias vezes nas minhas aulas: a gente tem dois ouvidos e uma boca não é a toa não… é prá ouvir o dobro e falar a metade! Felicidades a todos e parabéns pela formatura.

(as transparências que usei nesta aula da saudade estão aqui).

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: , ,
Publicado em Carreira, Educação, Social
Um comentário em “Aula da saudade – Janeiro de 2009
  1. Zé,
    li este post e fiquei refletindo sobre como é a vida estudantil em viçosa e como é aqui no CEFET. Aqui, nós (eu e mais alguns colegas) já exigimos uma postura de profissional. Faz parte do pacote de ensino essa postura de profissional. Talvez seja por isto que estudar em Viçosa é muito mais gostoso! 😀
    Mudando (um pouco) de assunto, ainda estou procurando pelos bons livros sobre educação. Estou lendo Rubens Alves, que fala bem de tudo, inclusive educação. Mas continuo aceitando sugestões!
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: