Próstata: olho vivo!

Vou aproveitar o ano que se inicia, e deixar uma mensagem para os leitores do sexo masculino, sobre a nossa próstata e os cuidados que devemos ter com relação a ela. Infelizmente, mais por desinformação e em alguns casos por puro descaso (tenho visto vários), ainda tem muito homem morrendo por causa de câncer de próstata. O que, dados os recursos atuais da medicina, os métodos de diagnóstico precoce, e as chances de cura, não tem o menor sentido, a menos que a gente despreze totalmente a vida e escolha morrer de câncer… (desculpem o mau gosto).

Lembro-me das sábias palavras do meu avô materno, o vô Gastão: “cada um tem que conhecer o próprio organismo e cuidar da sua saúde”. Não há como terceirizar esse conhecimento, e nós mesmos temos que saber acompanhar e entender sintomas, variações, sinais do envelhecimento, etc. Um bom diagnóstico médico vai depender muito disso, nós podemos ajudar e muito.

Alguns dizem que é depois dos 40, outros dizem que é depois dos 50, mas uma coisa é certa: em algum momento, o controle anual dos principais parâmetros da nossa saúde tem que ser feito. Uma ida ao médico (clinico geral ou, melhor ainda, um clinico geral cardiologista) pelo menos na época do nosso aniversário, uma verificação de rotina, um exame de sangue completo, já é um enorme passo. Muitos problemas podem ser detectados numa revisão dessas, incluido o indicador de problemas na próstata (PSA – Prostate Specific Antigen), que pode ser medido no exame de sangue e é o primeiro passo do diagnóstico. Que deve ser complementado pelo exame de toque retal, feito pelo urologista, é um exame indispensável acima dos 50 anos. O PSA sozinho não é suficiente para uma tomada de decisão (a imagem acima eu peguei no sitio Yananow, recomendo a visita, um pouco de humor ajuda muito, mesmo que seja com coisa séria).

Mas, é só isso, e a gente deixa tudo na mão da medicina, sem uma ajudazinha? Claro que não, recebi recentemente o link para um auxiliar de indicação de problemas na próstata, da MayoClinic (EUA), um hospital conceituadissimo no mundo todo, com um site muito interessante e que ajuda muito no entendimento das doenças, seus sintomas, possiveis tratamentos, etc.

Façam o teste, está em inglês mas tentem, é simples e ajuda demais. Mas, atentem para o fato de que os problemas de próstata são inúmeros, e câncer é apenas um deles… (leitoras do sexo feminino ficam fora dessa, mas também podem fazer o teste por diversão…)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: ,
Publicado em Dicas, Saúde, Social
2 comentários em “Próstata: olho vivo!
  1. Kaabah disse:

    Falaaa Zé…

    Parece que o povo ficou constrangido de comentar nese post hein! hehehehehe….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: