Filosofia da ciência

Filosofia

Uma das minhas diversões preferida é a leitura. Sempre li demais, a vida inteira, minha geração não teve televisão, videogames, telefone celular, etc. A boa leitura deixa a gente viajar, a imaginação e a criatividade voam. E as leituras sobre filosofia fazem parte desse gosto, pois continuo achando que uma base filosófica forte é imprescindível para entender melhor o mundo e suas relações cada vez mais complexas. Esse gosto pela filosofia se expandiu na época do doutorado, nosso orientador é, antes de mais nada, um filósofo da ciência e promovia discussões intermináveis sobre o tema, que tinha relação direta com as nossas teses (nossas, no caso, de todo o grupo que trabalhava com ele na época).

Vez por outra aparecem livros que deixam a sua marca. Um deles foi O mundo de Sofia, Jostein Gaarder, quem não se lembra? está nas listas de mais vendidos até hoje, e eu devo ter dado vários de presente a filhos, sobrinhos, orientados. No final de 2008, passando o Natal em BH, descobri outro livro, o Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras, escrito pelo prolifico e respeitado Rubem Alves. Assim que vi a referência a esse livro, li a resenha, e nem pensei mais, fui lá na Livraria Ouvidor, na Savassi, comprar um para ler o mais rápido possivel.

A linguagem é muito simples, o livro foi feito para atingir o grande público. É de uma riqueza indescritível, uma viagem pela filosofia da ciência, séculos e mais séculos de idéias, relações, filósofos e suas filosofias. Modelos, teorias, leis, paradigmas, receitas, antropologia da ciência, dedução, indução, o papel da lógica, a construção do conhecimento, Hume, Kuhn, Nietzsche, Comte, Polya, Maxwell, Popper, tudo apresentado e discutido de maneira fácil, fica até parecendo que filosofia é leitura de banheiro…

Não marquei nenhuma parte específica do livro para trazer para essa postagem, pois não existe essa passagem que seja uma marca do livro. Ele é todo uma marca, um livro de poucas páginas (223 no total) em formato de “quase bolso”. Com a vantagem de ser barato, acessível, se tiverem oportunidade, não deixem de ler.

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post was originally written by zeluisbraga, and was published on my blog  zeluisbraga . wordpress . com)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: ,
Publicado em Dicas, Educação, Livros
6 comentários em “Filosofia da ciência
  1. Gabriel Gazolla disse:

    “Livraria Ouvidor, na Savassi” ==> Jabá?

  2. Juninho disse:

    E aí Zé?! Que coincidência esse post, pois comprei esse livro faz 2 dias… pela resenha me pareceu muito bom também.
    Abraço

  3. Leo de Carvalho disse:

    Excelente livro Zé. Fiquei filosofando sobre a última parte, o conhecimento como instituição e a viseira que muitos usam. Imaginei se Newton fosse eterno ou vivesse até os dias de hj. Será que teríamos todo o avanço científico que temos? Ele parecia ser uma pessoa, no mínimo, teimosa e possuía muitos seguidores…hehehe
    t+…

  4. Léo disse:

    oi Zé, eu estou sentindo a falta de mais dicas de livros no blog. peço o favor nos presentear com os livros que valem uma releitura. abs, Léo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: