The object primer

Object primer

Object primer

Finalmente, terminei mais uma maratona de leituras das férias, a última é esse livro ai, The object primer, do Scott Ambler, na fila desde o final de 2006 (meu tempo para leituras é cada vez mais escasso). É um livro muito bem recomendado por quem está no mercado, enfrentando a modelagem e implementação de software na prática. Na academia, vejo raras referências a ele, talvez por ser um livro muito voltado para a prática, para o dia a dia e para o como-fazer. Que, afinal, é o que interessa para quem vai para o mercado, não é isso? O autor, Scott Ambler, é um dos precursores dos métodos ágeis, mantém vários sitios na web, dentre os quais recomendo a referência principal, o AmbySoft. O Ambler é autor de outros livros conhecidos, um deles traduzido para o português, Modelagem Ágil, também muito bom. O que vejo de muito positivo nas idéias do Scott Ambler, é que ele não é um agilista xiita, que acha que métodos ágeis resolvem tudo e estamos conversados, o resto é passado. Pelo contrário, em todos os seus escritos, ele tem o cuidado de deixar claros os limites dos métodos ágeis, mostrando os possiveis caminhos de adoção. Em momento algum, ele despreza o conhecimento acumulado no desenvolvimento de software com base em processos organizados e controlados, que continuam sendo muito mal entendidos pela maioria dos programadores e projetistas.

O livro é muito bom, e muito bem escrito. Como já disse, muito voltado para a prática, para o dia-a-dia, com base na experiência do Scott Ambler, que não é pouca. Não seria possivel numa postagem curtinha, falar do livro todo. Os capítulos que mais me agradaram foram: 5-Usage modeling, 6-User-interface development, 8-Conceptual domain modeling, 10-Agile architecture, 12-Structural design modeling, 13-Object oriented programming e 14-Agile database development.

O capítulo 10, em particular, é muito interessante, pois aborda um tópico completamente obscuro para a maioria dos programadores e projetistas: afinal, o que é a arquitetura do software? Considero este conceito o mais mal entendido de projeto de software, vai ser objeto de uma postagem exclusiva aqui, em breve. O capítulo 12 aborda extensivamente a construção de diagramas de classes do ponto de vista da engenharia de software, que é o objetivo final de todo projeto orientado a objetos. Este capítulo é complementar ao 8, minha dica é ler os dois em sequência, 8 e 12.

Se me perguntarem quais os capitulos devem ser lidos, recomendo ler todos. Mas, se você for obrigado a eliminar alguns e se concentrar na essência do livro, recomendo esses relacionados acima. O livro é um bom investimento em conhecimento, e está até barato no mercado de livros usados da Amazon. Bom proveito!

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: ,
Publicado em Dicas, Engenharia de Software, Livros
4 comentários em “The object primer
  1. Luiz Costa disse:

    Olá zé,
    Não conheço este livro do Ambler, mas já li outros, realmente o autor é muito bom. Aproveito para deixar a dica de um livro extremamente importante, na minha opinião, que é “Domain Driven Design – Tackling Complexity in heart of software”. É um livro que mudou completamente meu modo de pensar em relação a orientação a objetos.
    Valeu
    Luiz

  2. Alexandre Gazola disse:

    Oi Ze, bacana sua dica! Alem do de DDD, que eh bastante recomendado, tambem deixo outros titulos interessantes como recomendacao para qualquer desenvolvedor de software: “Patterns of Enterprise Application Architecture”, “Agile Software Development, Principles, Patterns, and Practices” e “The Pragmatic Programmer: From Journeyman to Master”.
    Grande abraco!

  3. adam victor disse:

    Por favor alguem tem esse livro traduzido?!

    começei agora e tenho alguma dificuldade em inglês… por favor ajudem, desde já obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: