Gran Torino

GranTorino

GranTorino

Aproveitei o feriado do 21 de abril, para ver mais um filme que ficou  pendente das férias de Fevereiro:  Gran Torino, dirigido e estrelado pelo Clint Eastwood. A principio, pareceu que ia ser um filme comum, pancadas, briga de gangues, etc. Mas, essa impressão durou pouco tempo. O filme é muito bom, muitas lições de vida bem passadas pelo Clint Eastwood, a revisão da vida diante da morte, aceitação de diferenças, mudança de comportamento mesmo quase já passando pro lado de lá da vida. O inicio e o fim são iguais para todos nós, as trajetórias é que são diferentes.

O que mais me impressiona é a trajetória do artista Clint Eastwood, que considero um modelo. Participou como ator principal em 66 filmes, listados no link acima no IMDB-Internet Movie Database (recomendo demais esse sitio para quem gosta de cinema). Começou com os filmes de faroeste (quem não se lembra de O bom, o mau e o feio, de 1966?) e os  filmes policiais em que ele fazia o papel do pancadista durão Inspetor “Dirty”  Harry Calahan? O que mais admiro no Clint Eastwood é a sua habilidade e sensibilidade em saber envelhecer e ir adaptando os tipos de filmes e roteiros às limitações da idade, uma verdadeira arte. Por exemplo, o fantástico  As pontes de Madison que ele co-estrelou com a Meryl Streep (1995), já foi um marco na virada de idade. Dos mais recentes, tem o Million Dollar Baby (Menina de Ouro) que ele dirigiu e estrelou, em que ele respeita a idade atuando como um treinador de boxe, e não como boxeador (seria ridículo, não?). E ele ainda não parou, outros filmes estão vindo por ai, vejam no IMDB.

Já repararam que boa parte dos artistas não se aposentam? Atuam a vida inteira, vão mudando a forma de atuar, passam de atores a diretores, a produtores, a roteiristas, e assim vão se divertindo e trabalhando ao mesmo tempo, sem nunca se aposentarem, até a vida acabar. Não são um exemplo?

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: ,
Publicado em Dicas, Filmes, Pessoas
2 comentários em “Gran Torino
  1. railer disse:

    ainda não vi ‘gran torino’. confesso que o trailer no cinema não me motivou a assistir a esse filme. quem sabe no dvd, já que você falou bem.

    quando a estar velho e ser o boxeador, isso foi uma direta pro stallone, né? heheh até quando teremos sequências de rocky?

    quanto a atuar sem se aposentar, esse pessoal como ele e a meryl parecem inclusive que vão melhorando cada vez mais.

    • Obrigado pelas visitas, Railer. Você vai gostar de Gran Torino, principalmente pela atuação do próprio Clint Eastwood. E não foi só pro Stallone a direta, o Charles Bronson também tentou fazer filme de ação depois de velho, fiasco total. A lentidão dele era tão grande que parecia que os trechos de ação estavam em câmara lenta…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: