Nano: preço de moto, cara de carro

Tata Nano

Tata Nano

A foto ai do lado é do Nano, o novo lançamento da indiana Tata Motors, mais um carro para as multidões, que vai custar seus 2000 dólares na India. É um carrinho pouco maior que uma moto encorpada, tem motor de moto, arranque de moto, consome pouco combustivel, baixo nível de poluição, e muita inovação para fazer tudo isso caber nesse preço de 2000 dólares. O mais interessante da biografia do Nano é a criatividade e inovação da engenharia da Tata Motors, para conseguir esse resultado.

A ficha do carro, bem resumida: motor de arranque de motocicleta, motor Bosch de 2 cilindros e 35CV a gasolina (tipico motor de motocicleta), aceleração de 0 a 100km/h em 17 segundos (comparável a de um Celta básico), velocidade máxima de 105km/h, consumo médio na cidade de 23,6km por litro de gasolina (é mole?), peso de 600 quilos. Os principais pontos onde os engenheiros da Tata espremeram para conseguir baratear o carro foram: bateria debaixo do banco trazeiro (solução já conhecida do Fusca antigo e outros), tanque de gasolina dentro do capô dianteiro eliminando aquela tampa externa do tanque (também já usada no Fusca e outros), o estepe é um pneu mais fino que serve apenas para chegar até ao borracheiro mais próximo, pintura leva apenas uma passada no forno de secagem (ao invés das duas tradicionais), painel espartano, apenas três parafusos prendem as rodas aos cubos, e mais de 30 patentes relativas a inovações utilizadas no seu projeto foram  registradas.

Essa iniciativa da Tata Motors, de produzir um carro para atingir os consumidores da base da pirâmide, representa na verdade um primeiro passo de mudança para as montadoras tradicionais. A cidade de Detroit, nos EUA, vive um forte ocaso, com a quebra das maiores montadoras estadunidenses, e as grandes e tradicionais montadoras européias estão definhando e mudando de donos, passando para as mãos de fabricantes chineses e indianos. Os carros grandes, consumidores de combustivel e que não cabem mais nas ruas, estradas e estacionamentos, estão em franca decadência e até nos EUA, que é o dominio deles, os carros pequenos e econômicos estão entrando firme. A recente aliança da Chrysler com a Fiat, para produzir nos EUA o modelo Cinquecento que é pouco menor que um Fiat Uno, é a prova viva da mudança.

O Nano é apenas o começo da inauguração da era dos compactos: mais eficientes, mais verdes, mais leves, menores, mais econômicos, menos poluentes. Esses carros vão competir diretamente com as motocicletas,  possibilitando a muita gente vender a moto e comprar um carro, que sem sombra de dúvidas, vai ser mais seguro que andar de moto pelas nossas ruas. Que vão, certamente, ficar mais entupidas de carros, mas isso já é a realidade, já convivemos com ela.

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: ,
Publicado em Economia, Empreendedorismo, Social
2 comentários em “Nano: preço de moto, cara de carro
  1. railer disse:

    muito bacana esta iniciativa.

  2. Léo disse:

    oi zé, assisti a um programa na parabólica (é mais barato que a tv a cabo 🙂 ) gravado em curitiba em que o professor , doutor em urbanismo mostrou estatisticas interessantes. o grande vilão continua sendo o carro nos grandes centros. somos também mais urbanos que os americanos e japoneses. que venha também o próximo JK !
    ab, Léo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: