Pesquisa em ciência da computação

Metodologia

Metodologia

Ofereço no primeiro semestre de cada ano, uma disciplina obrigatória no Mestrado em Ciência da Computação do DPI, voltada para técnicas de pesquisa em ciência da computação. Como não havia um livro especifico para a área, quebro o galho com capítulos de livros clássicos, com alguns artigos técnicos, com a biblioteca digital sobre Filosofia da Stanford University, e muito trabalho para os alunos terem oportunidade de amadurecerem as idéias em um semestre. O trabalho final da disciplina é um pré-projeto de dissertação, fechado com uma reunião final de apresentação dos mesmos, na presença dos orientadores.

Bom, na semana passada, circulou na lista da SBC o anúncio do livro Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação, do prof. Raul S. Wazlawick (o mesmo autor do livro Análise e projeto de sistemas de informação orientados a objetos).  Encomendei logo um exemplar na livraria Nóbel aqui em Viçosa, e ontem (sexta, 5/06/2009) dediquei minha tarde de trabalho à leitura e avaliação deste livro. Uma agradável surpresa, um livro prático, cheio de bons exemplos e discussões interessantes, voltado para resultados, bem escrito, que vai finalmente suprir a deficiência de um livro específico para a área de computação, que tem as suas particularidades (e muitas).

Os titulos dos capítulos: Introdução, Estilos de Pesquisa Correntes em Computação, Preparação de um Trabalho de Pesquisa, Análise Crítica de Propostas de Monografias (excelentes exemplos), Escrita de Monografia, Escrita de Artigo Científico, Plágio, Níveis de Exigência do Trabalho de Conclusão. Todos seguindo o mesmo estilo, leitura fácil e agradável. Um esclarecimento: o termo monografia é usado no livro para se referir a qualquer trabalho escrito de conclusão, seja de graduação, de mestrado ou de doutorado, evitando as ambiguidades que surgem quando se usam os termos dissertação e tese.

Não é minha pretensão aqui fazer uma resenha do livro, recomendo que os interessados leitores do blog adquiram um exemplar e leiam mais de uma vez. As dúvidas vão desaparecer, e certamente vocês vão estar mais bem preparados para esse desafio da vida acadêmica. Boa leitura!

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: , ,
Publicado em Educação, Livros, Pesquisa
Um comentário em “Pesquisa em ciência da computação
  1. Fala Zé!! Coincidentemente recebi meu exemplar hoje também… pela rápida passada de olho que consegui dar já deu para ver que o livro está muito bom… Vou ver se consigo pegar mais firme na leitura neste fim de semana, mas já posso garantir que vale a compra!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: