Federer: o retorno do artista

Final de semestre, tudo acontecendo, e acabei me esquecendo de comentar aqui sobre o retorno de Roger Federer ao topo do tênis mundial. Para dizer a verdade, consegui ver poucos jogos de Roland Garros, devido principalmente ao fuso horário, os melhores jogos de cada dia começavam sempre depois do meio-dia. Só deu para acompanhar via internet, e veja lá.

King Federer

King Federer

Aconteceu em Roland Garros, um torneio que faz parte do circuito de grand slam do tênis mundial: Australian Open, French Open (Roland Garros), Wimbledon e US Open. Para alegria de todos os fans no mundo todo (só no sitio dele na internet, tem mais de 250000 fans inscritos), vimos nas quadras um Federer concentrado, seguro, batendo bolas agressivas e até um pouco fora do seu estilo tradicional de gentleman do tênis. A final, jogada contra o sueco Soderling, deu o esperado: vitória do Federer por 3 x 0, só não seria um placar desses por um tremendo azar. Sem desprezar o adversário, já velho do circuito mundial de tênis, que tirou o Nadal da competição.

O Federer vinha caindo de produção a cada torneio. Embora pareça muito fácil levar uma vida de tenista topo do ranking, na verdade não é nada disso. A rotina de treinamentos diários, que inclui muita preparação fisica em academias especializadas com seu preparador pessoal, várias horas de quadra com o treinador, controle de alimentação, viagens seguidas, torneios, pressão psicológica, jogos todos os dias (e os treinamentos continuam nos intervalos), análises de vídeos de jogos anteriores dos adversários, enfim, o glamour não existe. Existe sim, muito trabalho e muita dedicação, o que de resto não é nenhuma novidade, pois sem isso ninguém consegue se projetar em nenhuma área de conhecimento ou especialização. Os melhores são sempre os que se dedicam mais, treinam mais, levam mais a sério.

Esperamos que a sua volta seja duradoura. Como aconteceu com Andre Agassi, ficou fora um bom tempo por problemas pessoais, todo mundo achou que ele estava acabado, e lá vem ele, ressurgiu das cinzas como um Fênix, e voltou ao topo do ranking em pouco tempo. Um exemplo fantástico.

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: , ,
Publicado em Esporte, Pessoas, Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: