Lifelog

Memórias...

Memórias...

Tem maluco prá tudo nesse mundo. Mas é exatamente das maluquices desse malucos que aparecem as grandes inovações que vão afetar nossa vida, tanto no plano pessoal quanto no social. A idéia do Lifelog, por exemplo, é uma dessas maluquices. Nada mais nada menos que um registro de toda a nossa vida (o famoso e já conhecido log, com que já estamos acostumados em bancos de dados e outras áreas) feito por nós próprios, utilizando equipamentos e recursos que já estão disponiveis.

A idéia agora partiu do Gordon Bell, conhecido pesquisador e inovador da computação, vejam o artigo da BusinessWeek  aqui.  Utilizando uma câmera especial que tira fotos automaticamente a partir de sensores que indicam mudanças de posição e de ambiente, e usando gravador especial, ele vai registrando cada dia da sua vida e transferindo para arquivos, já com a informação organizada para facilitar a recuperação.  A idéia foi publicada recentemente no livro de autoria dele, Total recall: how the e-memory will change everything.

Traços de nossa vida diária já estão disponiveis e perdidos em algum canto da internet, em algum servidor. Email, twitter, redes sociais, participação em listas de discussão, mensagens de celular, eventualmente conversas no celular, imagens capturadas pelas câmeras de vigilância que estão em qualquer lugar. O telefone celular pode ser um dos dispositivos a serem usados por quem quiser fazer esse registro da própria vida. Outras invenções mais novas, como a caneta LiveScribe, que considero um dispositivo fantástico (e olha que não sou tecnófilo, não compro gadgets por impulso), também contribuem diretamente para registro de atividades diárias.

O fato concreto é que essas idéias já despertaram a atenção de empresas pelo mundo afora, que estão investindo em pesquisa e desenvolvimento de equipamentos e recursos computacionais, enxergando um enorme nicho de mercado. Conectividade, sistemas de arquivos e bancos de dados específicos para esse tipo de aplicação, arquitetura da informação, dispositivos de armazenamento de alta capacidade e baixo consumo de energia, sistemas de recuperação da informação armazenada, máquinas de busca especializadas na internet , enfim, muitas oportunidades. Claro, tem o lado do impacto social que nunca pode ser esquecido: segurança da informação, invasão de privacidade, roubo de toda a nossa vida pessoal. Vocês duvidam que alguém vai armazenar tudo num notebook sem backup, que vai ser roubado logo ali na esquina?.

E tem como fugir disso? Eu acho que não tem, já está acontecendo devagar, basta a gente botar a cara prá fora e usar a internet, uma parte dos nossos passos está registrado lá, recuperável com consultas simples em uma máquina de busca qualquer. Anonimato não existe, privacidade cada vez mais ameaçada.

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: ,
Publicado em Social, Tecnologia
2 comentários em “Lifelog
  1. […] This post was mentioned on Twitter by zeluisbraga, Renato A. Cota Silva. Renato A. Cota Silva said: Muito bom este artigo. Vale a pena conferir. https://zeluisbraga.wordpress.com/2009/11/29/lifelog/ […]

  2. Até eu já me achei na Internet, agora mais uma vez, neSSe comentario!!!!! Ou será neSTe comentario?????

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: