SCRUM

Scrum

Terminei de ler a referência fundamental sobre o SCRUM: Agile project management with Scrum, do Ken Schwaber. O autor é o principal evangelizador do Scrum, responsável por sua disseminação e divulgação pelo mundo afora, e criador de inúmeros seguidores. Considero uma primeira leitura indispensável a quem quiser entender de fato como funciona e como se aplicam as técnicas do Scrum.

O livro é de leitura muito fácil, sequência de assuntos corresponde ao que o leitor espera.  Muitos exemplos reais em cada capitulo, de casos vivenciados pelo próprio autor. O autor vai conduzindo o leitor de forma a criar as dúvidas para em seguida resolve-las com exemplos reais.   Ao final da leitura, raras dúvidas sobre o Scrum ainda persistem, que dependem mais de usar e resolver sozinho do que de mais leituras.

O último capitulo, Scaling projects using Scrum, mostra como o processo pode ser expandido para projetos e equipes maiores, distribuidas geograficamente. O assunto é muito novo e muito dificil do ponto de vista gerencial, e essa ainda é uma área pantanosa na Engenharia de Software, um desafio para os próximos anos. Equipes distribuidas geograficamente, constituindo o que se convencionou chamar desenvolvimento distribuido de software, contituem um enorme desafio gerencial, que escapa ao tratamento tradicional e conhecido.

No final do livro, nos apêndices, são apresentados resumos muito úteis. O Apêndice A apresenta as regras do jogo, resumidas didaticamente, prontas para preparar um seminário ou uma aula sobre o Scrum. No Apêndice E, o autor mostra como o Scrum atende a exigências do modelo CMM (Capability Maturity Model) para o nível de maturidade 3, satisfazendo à maioria delas. Aguardem um artigo especifico sobre como o Scrum atende a parte das exigências para gerência de projetos no mpsBR, em breve aqui no blog.

Recomendo aos leitores a visita ao sitio ScrumAlliance, um ponto de partida para demais leituras, cursos, treinamentos e certificações. Também o video sobre o Scrum, disponivel aqui, apresentado pelo próprio Ken Schwaber, é muito bom embora um pouco longo, 1 hora, mas vale a pena. Muito didático, fácil de entender, e dá o recado completo.

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Publicado em Dicas, Livros, Métodos ágeis
2 comentários em “SCRUM
  1. Oi Zé,
    esse é um livro que está na minha lista de leitura… temos usado o Scrum por algum tempo na nossa gerência no BNDES e, apesar de ainda estarmos muito distantes do ideal, os resultados têm sido muito bons. O principal benefício que temos obtido até o momento é a elevada qualidade das discussões nos sprint plannings, usando a técnica do planning poker.

    Abraços

  2. […] This post was mentioned on Twitter by zeluisbraga, Renato A. Cota Silva. Renato A. Cota Silva said: Muito bacana! Vale a pena ler. RT: @zeluisbraga: Postagem nova no blog, Scrum https://zeluisbraga.wordpress.com/2010/01/15/scrum/ […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: