Netbooks, uma opinião

Aspire One

Comprei um netbook em 2009, na esperança de resolver alguns problemas de mobilidade associada com trabalho.  Escolhi a maior tela disponivel na época, 10.1″, 1Gb RAM, HD 160Gb, wifi, peso próximo de 1Kg, quase um livro, etc., até uma maquininha razoável, rápida embora limitada para processamento mais pesado. O uso pretendido era apenas edição eventual de algum trecho de texto, alguma postagem no blog, e navegação na web.

Hoje, seis meses depois de adquirido, tenho uma opinião mais amadurecida sobre essas máquinas. Para edição de textos elas não servem, o teclado não ajuda em nada, e a tela é muito pequena, tem que ficar rolando tela o tempo todo, muito cansativo e muito pouco produtivo. Para navegar na internet, vale a mesma observação, os browsers disponiveis não foram adaptados a essas limitações, e tem que ficar rolando tela o tempo todo.  E achei o melhor uso para esse tipo de máquina: sala de aula, para levar material a ser projetado em datashow, ou então para seminários ou palestras. Nesse ponto os netbooks são muito bons, fáceis de carregar, bateria de longa duração (8 horas no meu caso), cumprem muito bem esse papel. E uma ou outra edição de texto, mas tem que ser coisa rápida  para não perder a paciência com o teclado limitado, que não melhorou muito com os de 11″ que chegaram ao mercado no final de 2009.

Minha conclusão é a de que, se o problema é apenas mobilidade e continuar estressado com o acesso ao email, twitter, noticias, etc., o melhor é ter um smartphone e um bom plano de dados com sua operadora de telefonia celular. E se seu problema é de fato ter um notebook de pequeno porte e bateria de longa duração para trabalhar em trânsito, o melhor mesmo é ter um notebook convencional com tela de 13″, que resolve muito bem as demais necessidades, incluidas ai as facilidades de leitura numa tela melhor. Os preços se encontraram no meio do caminho, e os netbooks de 11″ custam muito próximo de um notebook de 13″, com vantagens para o notebook.

São apenas opiniões. O melhor é se informar bem, experimentar algum netbook antes de comprar, anotar as vantagens e desvantagens  das possiveis soluções. E se preparar para um trabalho chato, pois as opções de preço e configuração são muitas e todas muito próximas, dificilimo escolher. Sem esquecer das duas próximas ondas: os leitores de texto eletronicos estilo Kindle que já estão ocupando seu espaço,  e os tablets que estão chegando ai (Apple, Microsoft e outros estão com lançamentos prontos para esse ano). Que vão apertar ainda mais os netbooks e notebooks no canto da parede…

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: ,
Publicado em Economia, Tecnologia
7 comentários em “Netbooks, uma opinião
  1. Ivo Santiago disse:

    Fala Zé,

    concordo muito com o seu texto. Sou usuário (frenético, diga-se de passagem) de notebook e vejo que tem muito gato sendo vendido por lebre. O marketing sobre os netbooks foi tão grande, ao meu ver, que atraiu muitas pessoas na expectativa da praticidade e que, depois de um pouco de dor nos braços pra digitar num teclado tão anti-ergonômico, acabam descobrindo que nem é tão prático assim. Tenho familiares que compraram netbooks e até gostam. Fico na dúvida se o gosto é pelo produto ser bom ou se é pelo desconhecimento dos outros que estão por aí no mercado.

    Uso o Iphone 3G para ler emails, responder, fazer anotações e navegar basicamente. Ele resolve bem todos os problemas. É pendurar numa rede wi-fi e mandar bala (inclusive ler os RSS e acessar o seu blog).

    Como bom geek obviamente gostaria de experimentar os tablets, principalmente o iPad, mas ainda não tenho tempo($$$) pra isso. O jeito é encarar o bom o velho note e ir se atualizando pra evitar cair em “oba oba” do mercado.

    Abraço

  2. Venho usando um net há 2 meses.

    Já tinha problemas com notebooks de 15″, que dificultavam o trabalho de edição (dreamweaver, vb, delphi, netbeans), com isto não me enganei com o tamanho da tela do net.

    Mas para carregar o trabalho prá todo lugar é ótimo. com 250/300 Gb, estou resolvendo o problema de edição com alguns monitores e teclados em locais estratégicos. Trabalho em três locais diferentes e sempre preciso de alguma coisa que está em outro local. Os HDs externos e pen drives gigantes tinham o problema de contaminação e de não carregarem todos os aplicativos de forma pacífica.

    Em outra opção tenho usado como servidor de arquivo, conectando na rede e acessando tudo por um PC melhor.

    Na rua, uso para ler emails e passeios rápidos pela internet. Nisto, tem lá suas vantagens com relação ao smartphone, onde as 10 polegada fazem muita diferença. Não da para levar no bolso, mas é do tamanho de uma agenda, bem mais fácil de
    carregar do que um notebook.

    Já os tablets, pelo menos o iPad, estão fora da minha lista de compras. As configurações são muito modestas para o que já estamos acostumados. Só se for para leitura mesmo.

    • Eu tenho usado muito satisfatoriamente o Dropbox como solução para acessar meus arquivos de trabalho 24×7. Dá muito resultado, tenho 3Gb que resolvem meu problema. Para quem precisa mais espaço, pode assinar um plano pago deles, e ter muito mais espaço disponivel. Eu recomendaria a solução, http://www.dropbox.com. Obrigado pela visita,

  3. Deley disse:

    Oi Zé, estou usando um netbook há aproximadamente 6 meses. Quando comprei, não me iludi, pesquisei bastante e estava na dúvida entre um net e um smartphone. Como o que eu queria mesmo era algo para: assistir videos, ouvir mp3, ler notícias na rede e isso tudo enquanto eu estava dentro do fretado (cerca de 1,5h de viagem) os fatores tela (principalmente), poder de processamento e armazenamento tenderam para o net (Dell Mini 10 com 3G). Agora, quando chego em casa, o net fica fechado recarregando. Em casa só uso meu note de 15,4″, mais potente e mais agradável em tudo do que o net (menos no peso, hehe).
    Sobre os leitores eletrônicos, estou curioso quanto ao rumo, o Kindle tem tela mais especializada para leitura, o iTouch gigante (vulgo iPad) tá querendo abalar o mercado (e desbancar os nets), mas fazer um tudo em 1 é uma tarefa árdua. Não me imagino digitando todo este texto num iPad e não ficando de torcicolo. Enfim, é preciso mesmo estar muito certo do uso pretendido, pois o mercado está agressivo e nos bombardeando! []’s

  4. PG disse:

    Fala Zé!
    No fim do ano passado eu comprei um Netbook. Como de costume pesquisei demais da conta… encontrei um que serviu como uma luva, inclusive para trabalho normal… vou explicar.
    É um Acer AS1410:
    – Processador Intel Core 2 Solo
    – 4GB de RAM (Netbook com tudo isso? Sim, a Acer deixou um slot livre e só tive que comprar um pente de 2GB para fazer o upgrade)
    – 250GB de HD
    – Placa de Vídeo Intel 4500MHD
    – Tela de 11″

    Ele ainda vem até com saída HDMI, isso mesmo… reproduz vídeo em alta definição, coisa que os outros netbooks do mercado não fazem. Com essa placa de vídeo até jogo roda legal.

    Trabalho normalmente com ele porque em casa deixo uma workstation montada: Base com cooler, teclado e mouse ligados nessa base e um monitor grande. Ele aguenta a resolução Full HD do monitor e fica tudo muito bonito (rs).

    Conclusão: Com uma configuração dessas eu estou muito satisfeito com o pequeno. Quando estou em movimento ou dando aula eu tenho um notebook pequeno e leve e quando vou trabalhar por um período maior em casa ou no trabalho eu tenho um monitor grande, teclado e mouse esperando… e o notebook se transforma em um gabinete de desktop.

Deixe um comentário

