Vacina contra câncer de próstata

Aos poucos, passos curtos, e a ciência vai chegando cada vez mais perto de domar essa doença misteriosa e silenciosa, que é o câncer. Que já assume proporções epidêmicas em alguns   casos, como o câncer de próstata e o de mama, seguidos de perto pelo de intestino. Que, felizmente, detetados e tratados a tempo, são curáveis. A noticia do New York Times dessa semana é animadora, vejam aqui.  Um tipo de vacina contra o câncer de próstata, já autorizada pelo FDA-Food and Drug Administration, o órgão do governo estadunidense que fiscaliza e controla remédios, alimentos e seus efeitos.

A droga, denominada Provenge, foi aprovada para tratar casos avançados de câncer de próstata. A vacina é personalizada para cada caso, composta por células do sistema imunológico extraidas dos glóbulos brancos do paciente, incubadas com uma proteina encontrada em tumores prostáticos em associação com um catalizador do sistema imunológico. Essa vacina é então aplicada no paciente três vezes no periodo de um mês.  O tratamento ainda é caro,  US$93000,00, e por enquanto os resultados são tímidos, pelo que diz a noticia do NYTimes.

Bom, mas se os resultados são tímidos, porque tanta animação de minha parte? Nas palavras do Dr. Phillip Kantoff, líder do grupo que desenvolveu a pesquisa e chegou nesse resultado, “O grande avanço é que esta é a primeira prova concreta do principio de que a imunoterapia atua bem sobre o câncer, o que eu acho que é um enorme passo.” Leia mais na postagem mais antiga aqui no blog,  Próstata: olho vivo

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: ,
Publicado em Saúde, Social
Um comentário em “Vacina contra câncer de próstata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: