Orquestra de Macbooks

ba-laptop01_PH2_0501751423_part6 A noticia do San Francisco Chronicle chegou a me assustar nessa manhã de sábado. Orquestra de Macbooks? Será que os computadores já conseguem compor sozinhos, coisa que eu achava que não aconteceria tão cedo? Será que a inteligência artificial ou seja lá como queiram chamar avançou tanto assim e eu, enfiado aqui na engenharia de software, não acompanhei? Mas, lendo a noticia, vi que não era tanto assim, mas é mais um passo nesse rumo.

Jovens compositores criaram, cada um no instrumento de sua especialidade, composições isoladas utilizando os recursos de Macbooks, e juntaram tudo em uma apresentação de música clássica por orquestra, cada Macbook assumindo o papel de um músico da orquestra. As fotos estão no artigo do San Francisco Chronicle, vejam aqui.  Tudo como parte do projeto Slork – Stanford Laptop Orchestra, desenvolvido no CCRMA-Stanford´s Center for Computer Research in Music and Acoustics.

A idéia do projeto é juntar o melhor do computador com a criatividade do ser humano, segundo o jovem pesquisador responsável pelo projeto, Ge Wang: “Uma das questões básicas que queremos responder é: em que os computadores são muito bons, e em que as pessoas são muito boas?”.   Computadores são muito bons na reprodução de sons produzidos por algoritmos, e nunca se cansam de executar os algoritmos, além de serem facilmente conectáveis em rede. Pessoas, por sua vez, são adaptáveis, sociais, sendo capazes de avaliar e sentir expressividade e a sensação da música.

O interessante do projeto foi a solução adotada para a execução conjunta da peça musical. Ao invés de os “músicos”  enviarem suas composições para um computador central que coordenaria tudo, cada Macbook é equipado com uma caixa acústica espacial hexa-direcional, e cada um executa sua própria composição, coordenados por um “computador maestro”. O resultado é a mistura de sons vindo de locais distintos na rede de Macbooks, imitando o resultado de uma orquestra com músicos reais.

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: , ,
Publicado em Musica, Pesquisa, Social
Um comentário em “Orquestra de Macbooks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: