Larga que a foto é minha…

ATUALIZAÇÃO, 28/06/2010 – 9H – As fotos já foram devidamente trocadas no sitio do artigo no SoArtigos, como vocês mesmos podem verificar. Deve ter sido um erro, como eu e vários outros imaginamos que seria. Agradeço aos responsáveis a pronta retificação.

=======================================================================================

Recebi agora pela manhã uma mensagem de um colega, perguntando sobre uma empresa, a ConceitoW, pois ele tinha visto na web, no site SoArtigos, um artigo meu falando sobre um produto desta empresa, a nota fiscal eletrônica. Levei um susto, pois nunca ouvi falar desta empresa, nunca escrevi nada sobre nota fiscal eletrônica que não me interessa de modo algum (só mesmo como consumidor). Achei logo que pudesse ser algum homônimo, pois tenho vários por esse Brasil afora, e até em Portugal.

Fui lá no site ver o artigo, e olhem abaixo o que achei. O autor é José Luis Fonseca, que usou (ou usaram para ele) minha foto do blog como se fosse dele. É mole? Usei o link de Contato do site para reclamar, e fiz o mesmo na empresa ConceitoW, pois afinal o artigo é sobre um produto deles, e pega mal ter esse tipo de leviandade ligado ao nome da empresa. Puxa, mas é muita cara-de-pau, seja lá de quem for.

Quero deixar tudo registrado aqui no blog, ao alcance do público. E olho vivo, a web está lotada desse tipo de ação.

=====================

Líder Em Solução De Nfs-E Aposta Em Parcerias Em Bh

JOSÉ LUIS FONSECA

Engenheiro de Computação pela UFRGS, pós-graduado em Branding pelo INPG e MBA em Marketing pela FGV.

Ler outros artigos de José Luis Fonseca

CW NFS-e

A Conceito W está em processo de expansão de parceiros e clientes para o produto CW NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – Municipal) em Belo Horizonte. A NFS-e é realidade em várias cidades do Brasil, e desde 1º de Novembro é obrigatória na capital mineira.

Com o lançamento das leis nacionais do SPED, muitas empresas focaram seus esforços no desenvolvimento de softwares para a Nota Fiscal Eletrônica FEDERAL (NF-e), enquanto a Conceito W atendia o mercado de NFS-e nas primeiras cidades que implantaram a solução. Ao contrário da NF-e, cujo padrão é único em todo país, a NFS-e tem diferenças significativas de layout e tecnologia entre os portais das cidades, e o CW NFS-e está homologado para mais de 20 cidades do Brasil.

===========================

José Luis Fonseca

Engenheiro de Computação pela UFRGS, pós-graduado em Branding pelo INPG e MBA em Marketing pela FGV.

Artigos publicados

Líder Em Solução De Nfs-E Aposta Em Parcerias Em Bh

==============================

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: ,
Publicado em Educação, Tecnologia
14 comentários em “Larga que a foto é minha…
  1. Zé, você é a cara do Fonseca, heim??? 🙂

  2. […] This post was mentioned on Twitter by zeluisbraga and Hugo Magalhães, Julio Solar. Julio Solar said: RT @zeluisbraga: Olhem ai até onde chega a cara-de-pau, http://migre.me/Slij Por favor, retwitem, merece ser divulgado […]

  3. INACREDITÁVEL ! Penso no desdobramento de casos como esse. Não caberia uma denúncia formal à polícia ? Entendo que se os “culpados” pela farça fossem intimados a prestar explicações e o fato fosse divulgado, as pessoas se sentiriam menos à vontade para praticar tal leviandade.

  4. isso é MUITO sério. mas muito mesmo. provavelmente não proposital, pode ter acontecido o seguinte: o artigo chegou para os moderadores de conteúdo do site sem foto do autor, e os espertos devem ter digitado o nome no google imagens e pegado a primeira foto que apareceu. é batata. e muito comum nesse mercado…o que não justifica. profissionalismo zero.

  5. Andre Castro disse:

    kkkkk sacanagem viu…. mas to mais achando que isso ai é engano viu… quem sabe nao procura pelo tao Fonseca pelas caracteristica que esta na frase “Engenheiro de Computação pela UFRGS, pós-graduado em Branding pelo INPG e MBA em Marketing pela FGV” e tenta corrigir isso.

    • Na verdade foi a primeira coisa que tentei fazer, achar o autor nomeado no artigo. Não achei referência nenhuma dele no Google, tentei achar nas escolas que ele cita (pelo menos os cursos que ele cita existem), não consegui fazer a busca. Já fiz o contato com o site SoArtigos e com a empresa ConceitoW, agora é esperar a segunda-feira e ver o que acontece.

  6. Rafael Menta disse:

    Zé, se você procurar por “josé luis engenheiro computação” no Google Images a sua foto aparece lá entre os primeiros resultados. De repente pode ter sido isso que aconteceu! Abraço

    • Pois é, você tem razão, possivelmente foi um erro desse tipo. Lá no Google Images aparecem várias outras fotos de José Luis, porque pegaram logo a minha? Mas que está com cheiro de erro de estagiário, lá isso está…

  7. Fabricio disse:

    Me pergunto se existe mesmo esse rapaz formado na UFRGS e, caso exista, se ele sabe que ele está postando notícias sobre a empresa e, ainda que seja ele mesmo, que esteja usando a foto de um conceituado professor da UFV/MG.

    Simplesmente não faz sentido, quantas pessoas iriam reconhecer o Prof. José Luis Braga desses artigos, e se reconhecessem (como aconteceu), quantos então não iriam se dirigir ao autêntico da foto para comentar sobre o assunto?

    Eu já vi gente pegando foto no orkut, essas fotos de meninas nada discretas com pôses nada respeitosas, o que é muito comum, e colocando em propagandas de anúncio de sites de prostituição — que acabam por aparecer em nosso browser mesmo quando pesquisamos assuntos acadêmicos ou profissionais na internet.

    Até aí pelo menos a empresa está querendo vender o ‘clique’ dela, mas e nesse caso de artigo, não consigo ver o lucro que tiram nisso, tendo em vista que o crédito que a foto dá aos artigos é tão certo de ser usado contra ele…

  8. Daniella disse:

    Ze,
    mete logo um processo neles… hehehe…

  9. railer disse:

    caramba, zé, que susto, hein?
    realmente isso acontece muito, inclusive com conteúdo que a gente escreve, né?

    aproveito pra dizer que mudei o meu espaço, tou com um novo blog, novas estratégias vem por aí pra aumentar reconhecimento nas redes sociais. vou mudar um pouco o conceito também. agora que trabalho numa startup, muitas coisas estão pipocando na minha cabeça, muitas ideias e aprendizado.

    abraços! obrigado.
    atualize o link aí no seu blog: raileronline.blogspot.com

    • Pois é, já foi esclarecido felizmente. Aproveitei para atualizar nossos alunos da graduação principalmente, sobre a questão da ética profissional. Sucesso ai no novo trabalho, dá noticias. Abraço, (vou atualizar o link do blog agora)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: