Oi-Velox: conexão caiu, conexão voltou, conexão caiu…

1970-01-01 00:00:143-CriticalD003.0DHCP WARNING – Non-critical field invalid in response.

1970-01-01 00:00:046-NoticeM571.1Ethernet link up – ready to pass packets

2010-07-19 14:50:236-NoticeM573.0Modem Is Shutting Down and Rebooting…

2010-07-19 14:50:233-CriticalR004.0Received Response to Broadcast Maintenance Request, But no Unicast Maintenance o

2010-07-19 14:49:513-CriticalR005.0Started Unicast Maintenance Ranging – No Response received – T3 time-out

É o cúmulo… desde segunda passada, dia 12/7, o serviço Oi Velox via cabo daqui de casa em BH inventou de ficar intermitente. Funciona um pouquinho, dai a 5 minutos cai, volta depois de uns dois ou três minutos (depende da hora do dia), vai de novo, e fica assim testando nossa paciência o tempo todo. Até me lembrou daquela piada antiga, do conserto do pisca-pisca trazeiro de carro (na época era um Opala…): consertou, estragou, consertou, estragou… Embora eu esteja em férias, não tem jeito de não usar essa máquina dos infernos que é o computador, sempre fica muita pendência que tem que ser resolvida já, grande parte da nossa vida corre via o computador: banco, Dropbox, GoogleDocs, blog, Twitter, orientação remota, artigos em produção com os orientados, monitoramento de projetos, e muitos etc.

Segui o procedimento padrão, telefonei para o atendimento, agendaram uma visita na quarta dia 13/7, fiquei aqui a manhã toda esperando. Chegou a manutenção, técnico já com um novo modem na mão, ou seja, o problema tinha que ser com o modem. Fizeram alguns testes, acessaram a página de Log do modem, verificaram que o problema estava mesmo intermitente, trocaram o modem por um muito dos vagabundos, o técnico ficou até com vergonha e foi lá no carro ver se achava outro Motorola igual ao que já estava aqui. Felizmente apareceu outro igual, trocado o modem, teste rápido falando com um outro técnico remoto que monitorou tudo, tudo OK. Disse que se desse algum outro problema, certamente ia ser no roteador wireless (um Belkin que dificilmente daria problema, muita qualidade).

Meia hora depois que ele saiu, adivinhem? Voltou o problema com força total. Telefonei de novo para o suporte, quem me atendeu fez o teste remoto e constatou que estava perdendo conexão mesmo e que o problema não era com o modem. Agendei nova vinda do técnico aqui para ontem, segunda, dia 19/7, entre 12 e 18 horas. E aqui eu fiquei pregado em casa, esperando o troca-modem chegar, com um monte de cópia de páginas do Log do modem com o problema bem caracterizado, para tentar convencer o técnico de que o problema pode estar na conexão e não no modem. Apareceu o técnico lá pelas 17:30h, que veio me mostrar que tinha em mãos umas 10 ordens de serviço com problemas iguais ao que eu relatei, todos na mesma região. Ele mesmo já tinha constatado que o problema era na rede externa dado o grande volume de ordens de serviço, todas no mesmo grande nó da rede da Oi Velox. Hoje, terça, depois de 8 dias completos, parece que o problema vai ser resolvido (apenas parece, porque até agora, continua do mesmo jeito).

O que me deixa com um monte de interrogação: como é que que um serviço que envolve muita tecnologia, todo controlado por computadores, fibras óticas e com muito software de gerenciamento, monitoramento e controle rodando o tempo todo, não consegue detetar um problema desses com antecedência, antes de esse monte de ordem de serviço ser emitida? Porque é que o usuário final, o pagante, é que tem que ficar de saco cheio, ligando, solicitando serviços, sem acesso a informação e completamente nas mãos dos troca-modem? Será que não fazem a conta do enorme prejuizo causado pelo retrabalho? Esse custo não entra no balanço anual deles, ou será que eles já consideram tudo isso um prejuizo estimado? Ou será que esses softwares que eu imagino que existem, na verdade não existem e o monitoramento é feito na munheca, no visual, esperando juntar um monte de ordens de serviço semelhantes? Ao completo acaso?

No meu entendimento, inadmissivel. E pior, a Oi não tem um serviço de atendimento ao cliente via internet, onde eu pudesse, por exemplo, ter enviado as cópias dos logs do modem daqui de casa. Com um bom serviço desses, e um analista razoável do outro lado, eu poderia até ter ajudado a resolver mais rápido. Até que eu procurei, mas não consegui achar, a procura sempre acabou em algum telefone, gravação, etc. E ainda inventaram agora um atendimento gravado antropomórfico: tudo na base da voz, e a gravação responde “Ah, entendi, você quer fazer uma mudança de plano…”. Ao contrário dos bons principios de projeto de interface com o usuário, que recomenda sempre deixar o usuário no controle, sem dar autoridade ou controle ao software que está do outro lado. O usuário leigo se sente mais perdido ainda.

Acorda ai, pessoal da Oi!!!

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: , ,
Publicado em Reflexões, Social, Tecnologia, ZeRaivoso
9 comentários em “Oi-Velox: conexão caiu, conexão voltou, conexão caiu…
  1. daniellainacio disse:

    ADOREI!!! O Ze Raivoso eh otimo, assim como o Ze Bonzinho.
    Sei bem como eh pessimo o atendimento da Oi e eu tambem odeio esse atendimento por voz. E o mais engracado eh que tenho minha lingua presa quando pronuncio alguma palavra com as letras s e z. Dai, a atendente sempre vem com um “Nao entendi. Voce quis dizer tal coisa?” E essa coisa que ela fala eh sempre muito absurda, totalmente longe do que eu quis dizer. kakaka.
    Tomara que o problema ai resolva logo.
    Abracos,
    Rosinha

    • marcio tito disse:

      ADOREI!!! O Ze Raivoso a minha internet e da oi 10m cai toda hora amais de 3ano un amigo disse que e natal de porta que e rui poriso que cai a intern …..eu tenho esse problema…..tem que pedir uma preventive para trocar a porta da intern

  2. railer disse:

    atendimento infelizmente ainda é uma coisa que muitas empresas deixam pra segundo ou terceiro plano. nunca fui cliente da oi e sempre escuto gente reclamar deles, o que me faz não querer ser cliente de lá nunca. a propósito, eu uso o combo net (telefone+tv+internet) e tem me atendido muito bem.

  3. Salles disse:

    Aqui em Viçosa a velox (lentox) não é diferente (ou melhor… é… é mais cara e mais lenta).
    Há um tempo atrás, minha velox parou de funcionar… Perdi uma tarde de domingo falando com o suporte técnico (tentando ajustar as configurações e fazendo diagnósticos com o Oi Velox Checkup), tentando configurar o modem de outras formas (bridge ou roteado), etc, etc… O incrível era que a atendente falava que a rede velox estava normal e o problema era na minha configuração, no meu SO, no meu roteador wireless, virus no meu computador, etc…. Só na segunda-feira fui descobrir que o problema ocorreu na cidade toda (era problema na rede velox).

  4. Lucas disse:

    Realmente essas empresas de telefonia se superam na falta de qualidade dos serviços e principalmente de atendimento.
    Aqui em Muriaé, minha namorada migrou do plano Oi conta total light (velox 300k) para o Oi conta total 2 (velox 1 mb), porém isso aconteceu havia uns 2 meses e o velox continuava sendo de 300k. Indignado com essa situação resolvi ligar pro atendimento automático essa semana para solucionar isso pra ela. Inicialmente já fiquei surpreso com o atendimento eletrônico que parecia aquela propaganda do cara que queria uma passagem pra Baurú, depois após várias transferências de ligações de um setor pra outro, me informaram que no sistema deles constava que a linha telefônica pra qual eu queria o Velox de 1 mb só tinha viabilidade de 600k. Poxa, se a viabilidade era essa, porque quando assinamos o plano foi dito que a viabilidade era de até 2mb? E outra, se realmente fosse só 600k a viabilidade, porque eles pelo menos não aumentaram a velocidade de 300k para 600k sendo que minha namorada já estava pagando por 1mb?
    Após muita paciência consegui que aumentassem a velocidade para 600k provisoriamente e agendei uma visita do técnico para avaliar a possibilidade de finalmente colocar 1 mb…até hoje nada….

  5. ARMINDA NILCE disse:

    desdesque passei para oi velox não consigo abrir nenhuma pasta salva parece que pedi tudo elas aparece totalmente escuras sem nada,elas foram bloqueadas como fazer para recupera-las

    • Ola, Arminda. INfelizmente, nao sei responder, mas com certeza não é problema do OiVelox. Deve ser problema de virus, ou outro qualquer, na sua maquina. O melhor é voce procurar alguem que entenda para dar uma manutenção no seu computador, passar um bom antivirus. obrigado pela visita…

  6. Celso disse:

    O mais interessante é quando eles falam que “justamente na sua regiao estamos fazendo uma manutencao programada” mesmo quando vc fala que esta em outra regiao diferente da que vc esta, e o pior e que eles nem se ligam no ddd do telefone do qual vc esta falando. Abraços.

Deixe um comentário

