What have you changed your mind about?

Até que eu tentei, mas não achei um título em português, mais curto que o acima, e que transmita a mesma idéia. O que é que fez você pensar muito e mudar de idéia? Que causou impacto nas suas crenças, nos seus valores, tirando você da sua zona de conforto mental? Acontecimentos, leituras, situações, fatos da vida real e profissional, conversas, sonhos, desafios…?

51AwDSyjEQL._BO2,204,203,200_PIsitb-sticker-arrow-click,TopRight,35,-76_AA300_SH20_OU01_ Já tem um bom tempo que sigo, tanto no Twitter quanto no RSS,  o sitio Edge, cuja proposta é “To arrive at the edge of world´s knowledge, seek out the most complex and sophisticated minds, put them in a room together, and have them ask each other the questions they are asking themselves.” Uma proposta muito ambiciosa e nebulosa, pois não há nada definitivo na sentença que define o rumo do Edge. Não é possivel definir o topo do conhecimento do mundo, pois conhecimento não é estático e não tem lugar para estar disponivel, e nunca vai estar restrito a grupos ou pessoas isoladas. O mesmo pode ser dito sobre as mentes mais complexas e sofisticadas, quais são elas e onde estão? A parcela conhecida de mentes brilhantes é irrisória, qualquer recanto do mundo pode ter hoje uma mente brilhante, que não conseguiu aparecer ainda. O objetivo real do sitio não é ser elitista, é exatamente o contrário, é ser um ponto de encontro de idéias, aberto à participação de todo mundo que se achar em condições de participar (vejam aqui a página de apresentação do sitio). O idealizador é John Brockman, um empresário do conhecimento, mais bem descrito por “He is the founder of the nonprofit Edge Foundation, Inc. and editor of Edge, the highly acclaimed website devoted to discussions of cutting edge science by many of the world’s brilliant thinkers, the leaders of what he has termed “the third culture”.”

Mas, enfim, o que é que isso tudo tem a ver com essa postagem? Vez por outra, John Brockman lança um desafio, uma pergunta, aos participantes do sitio. Em 2008, por exemplo, o desafio foi: When thinking changes your mind, that´s philosophy. When God changes your mind, that´s faith. When facts change your mind, that´s science. What have you changed your mind about? Why?… O resultado deste desafio está apresentado no livro que tem a capa mostrada ai em cima,  na foto. Que acabei de ler, me tomou um bom tempo pois apesar de serem leituras curtas, de uma página e meia em média cada uma contendo  depoimentos selecionados, têm que ser assimiladas, pensadas e repensadas. Alguns dos pensadores mais conhecidos que contribuiram para o livro foram: Brian Eno, Chris Anderson (editor da Wired), Roger Schank, Daniel Dennett, Susan Blackmore, Nicholas Carr, Marcelo Gleiser, Ray Kurzweil, J. Craig Venter, Alan Kay, Xeni Jardin (blog Boing Boing), Richard Dawkins, Tim O´Reilly, Nassim Nicholas Taleb, e mais um monte de outros nem tão conhecidos.

Impossivel citar aqui algum depoimento em particular. Minha estratégia na leitura, que pode ser feita aleatoriamente ao gosto do leitor, foi ir lendo e marcando o que foi lido com um x, e marcando também com um * o que eu quero reler em algum momento mais adiante. Se querem uma leitura desafiante e muito interessante, ai está a dica. Lembrando que há outros volumes de perguntas do Edge em anos anteriores, similares a esse: What is your dangerous idea? ; What we believe but cannot? ; What are you optimistic about?

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: , ,
Publicado em Carreira, Inovação, Livros
Um comentário em “What have you changed your mind about?
  1. railer disse:

    gostei da proposta do livro e do site. legal mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: