mpsBR-Fumsoft na Inovatec2010

 

Fumsoft

 

Dia 8, sexta, vim a Belo Horizonte para participar de uma reunião do CCOMP-Centro de Competência mpsBR e CMMI da FUMSOFT-Sociedade Mineira de Software. mpsBR – Melhoria de Processo de Software Brasileiro representa o esforço brasileiro de incentivo à melhoria da qualidade nas empresas brasileiras produtoras de software, para torná-las competitivas internacionalmente via a melhoria dos processos de produção de software. A reunião aconteceu na programação da Fumsoft dentro da Inovatec, uma feira com vários  eventos sobre inovação no Estado de Minas Gerais. Tudo realizado no espaço Expominas, um enorme espaço de eventos, de cair o queixo, tem que chegar até lá para conhecer, não dá para descrever em uma postagem de blog.

A reunião, presidida pelo Carlos Barbieri, foi especifica para apresentação de um breve relato sobre o estado atual das implementações mpsBR no estado, para entrega dos certificados das empresas do G6 – Grupo 6 e para o lançamento oficial do G8, ainda em formação com implementações previstas para iniciarem em Fevereiro de 2011. Dentre as empresas do G6, está a Cientec, empresa que faz parte do APL-Ti (Arranjo Produtivo Local em TI) de Viçosa, que foi aprovada para o nivel G do mpsBR, primeiro degrau da escada da qualidade em produção de software. A Cientec foi a primeira empresa do interiorzão mineiro, fora da região de influência de Belo Horizonte, a ser aprovada para o nivel G.  A Cientec foi também meu primeiro trabalho como aprendiz de implementador do mpsBR, 15 meses de trabalho acompanhando o consultor principal, Alex Prado. No G8, teremos outra empresa do APLTi de Viçosa, a Oriontec, e também a DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação da UFV, que representará um grande desafio por se tratar de uma instituição da área pública, regida por leis e regulamentos muito diferentes do mercado da área. Mais desafios, e mais aprendizado no mundo real, com impactos diretos na sala de aula.

Os dados apresentados pelo Barbieri são de dar orgulho a todos nós mineiros envolvidos com a tecnologia. Pela comparação que ele fez, o estado de São Paulo tem 3 instituições implementadoras mpsBR, e 47 empresas com mpsBR. O estado do Rio tem também 3 instituições implementadoras, e 37 empresas com mpsBR. Minas Gerais tem uma instituição implementadora, o CCOMP da Fumsoft, e atingindo 42 empresas com mpsBR agora em dezembro de 2010. O que mostra o enorme esforço no rumo da qualidade, a interiorização das implementadoras (na UFV temos um convênio com a Fumsoft, estamos presentes  no esforço de criar competência no DPI-Departamento de Informática para ser em breve uma instituição implementadora oficial) que estão se espalhando pelo interior do estado, e principalmente o reconhecimento das empresas e empresários de que é indispensável investir um pouco para atingir padrões internacionais de qualidade, para ser competitivo nessa era de globalização.

Estamos subindo a ladeira da curva de aprendizagem. Em breve, estaremos em outro patamar de qualidade em TI no estado.

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: , ,
Publicado em Empreendedorismo, Inovação, Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: