Falta de água no primeiro mundo…

Eu achava que pelo menos nos paises desenvolvidos, a questão do abastecimento de água fosse um problema completamente resolvido. Puro engano, e viemos experimentar de novo a falta do liquido fundamental para a nossa vida aqui na Irlanda. Na verdade não falta água, o sistema de distribuição deles é que  não foi projetado e preparado para suportar temperaturas abaixo de zero por muito tempo, como está acontecendo neste inverno, e aconteceu também no inverno do ano passado.

A Irlanda, apesar de estar cá em cima no norte do globo, é um pais onde não cai neve nos invernos. Chove muito, o ano todo (exceto na primavera), temperaturas caem,  mas não neva (como também acontece na Inglaterra). Por isso, os sistemas de distribuição não estão protegidos contra congelamento. E foi o que aconteceu: muita neve no Natal de 2010, temperaturas baixissimas por volta de -10C dias seguidos, e foi o caos total. Água congelada nos canos e no reservatório de distribuição, a expansão da água quando passa para o estado de gelo provocou o rompimento dos canos no sistema de distribuição, e ai a coisa ficou preta. Mesmo tendo água para jogar para as casas, ela vazou nos canos quebrados, e a água não chega até as casas, desespero total. Lembrando que aqui não existe o sistema de caixa dágua nas casas, como temos no Brasil. A água corre direto dos reservatórios para as casas, que têm apenas um reservatório pequeno de menos de 500 litros (varia muito) para água quente.

Aqui na simpática e agradável cidade de Athlone (uns 120km ao sul de Dublin), onde estamos, foi o caos e continua sendo, como em toda a Irlanda. A parte do pais que mais sofreu com o problema foi o norte da Irlanda, Belfast principalmente. As noticias ainda estão correndo, uma delas está aqui. Devagar, as coisas vão se ajeitando com o aumento da temperatura, que agora está por volta de 4C aqui em Athlone, mas não vai melhorar muito mais que isso por enquanto. Desde que não fique abaixo de zero por muito tempo, fica tudo certo.

Uma curiosidade sobre Athlone: fica aqui o pub mais antigo da Irlanda, o Sean’s Pub. Vamos dar uma pulada lá em breve, depois conto os detalhes.

E nós saimos de Viçosa para experimentar falta de água aqui no primeiro mundo, sendo lembrados pela natureza de que a água é recurso finito, e vai faltar. Olho vivo!

(posted by José Luis Braga, on my blog zeluisbraga . wordpress . com, January 5th, 2011)

Athlone-inverno-2010

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: , ,
Publicado em Economia, Social, Viagem, ZeRaivoso
2 comentários em “Falta de água no primeiro mundo…
  1. Guilherme disse:

    Olá José,

    Gostaria de saber se voce ainda esta em Athlone, pois estou indo praí com minha mulher e filho daqui a 3 semanas… irei trabalhar na Ericsson.

    Queria saber umas dicas da cidade, nao tenho nenhum contato aí, será q podeiramos conversar? Se tudo bem, me envie 1 email por favor… guimecps [a]t gmail . com

    Obrigado e Abraços

    • olá, guilherme. não estou em athlone, só estava de passagem, em férias. mas minha filha clarissa mora lá, o marido dela, vincius, trabalha também na ericsson em athlone. é fácil você localizá-lo no próprio site da ericsson, o nome é vinicius carvalho. vocês vão gostar muito da cidade, é uma tranquilidade, e a irlanda é um pais muito bonito. boa estada por lá,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: