2011 indo, 2012 vindo…

feliz2012 Até que o ano de 2011 foi muito bom, a impressão é de que o ano passou muito rápido, o que significa que foi muito intenso. E foi mesmo, sem dúvida alguma. No plano pessoal e familiar foi fantástico, muita coisa boa aconteceu incluindo o nascimento da nossa netinha, uma benção nas nossas familias. Profissionalmente, consegui avançar muito nas orientações de meus alunos de mestrado e graduação, amadurecimento de linhas de investigação, publicações começando a ter impacto (demora muito para publicar alguma coisa relevante quando só temos alunos de mestrado), mpsBR ganhando espaço aqui na região com mais duas empresas em processo de implementação de nivel G, e muito mais.

As implementações mpsBR em empresas do Arranjo Produtivo Local em TI (APL-Ti) estão em andamento, Cientec aprovada no nivel G em 2010 e Oriontec e DTI/UFV (antes era CPD/UFV) em andamento para avaliação final nível G a partir de maio de 2012, e já temos empresas locais interessadas em participar do próximo grupo, o G9, em formação. Essa foi uma iniciativa que deu certo e não vai parar, vamos avançando devagar e criando competência local nas empresas, melhorando competitividade e formação, com impacto direto na formação de nossos alunos na UFV e nos demais cursos da cidade e região. Já podemos considerar que temos um ciclo virtuoso de realimentação de interesse das empresas locais. Particularmente, o trabalho de implementação na DTI/UFV tem sido um grande desafio, por se tratar de um órgão dentro de uma universidade pública, em que todos os referenciais mudam fortemente exigindo muito dos implementadores.

Agora, 2012 já vai começar me esquentando a cabeça com uma decisão importante: aposentadoria. Passei o ano de 2011 todo pensando nela, principalmente pensando em que o que eu vou fazer depois de aposentado. A gente começa muito otimista, muitas conversas e muitas possibilidades, numa fase inicial de divergência em que se colhe um monte de ideias, opiniões e possibilidades. Nesse final de ano de 2011, entrei na fase de convergência, analisando tudo, eliminando algumas ideias que não interessam, agrupando outras similares, e finalmente estou conseguindo enxergar alguns caminhos, compatíveis com meu principal desejo de ter mais tempo livre para me dedicar a atividades que ficaram jogadas no canto: violão, jogo de tênis, viagens, academia de ginástica, voltar para as corridas de rua, blog, enfim, prorrogar a validade da certidão de nascimento o máximo que eu conseguir. Certamente, vou continuar ligado ao DPI por mais uns poucos anos, até terminar meus compromissos assumidos com meus orientados e com o nosso programa de Mestrado. Mas, isso vai acontecer como Professor Voluntário, uma categoria (um remendão) que o nosso governo criou para que o aposentado vá se desligando aos poucos, como se fosse um buffer de desaceleração para o docente ativo não endoidar de vez com a aposentadoria. Uma opinião pessoal sobre isso: o governo federal perde grandes talentos no momento em que a maturidade nos permite enxergar tudo com outros olhos, e joga nas mãos da iniciativa privada um monte de mentes ativas e experientes que poderiam continuar contribuindo positivamente para o crescimento institucional.  

Eu já estou achando que 2012 vai passar tão ou mais rápido que 2011… Feliz Ano Novo a todos vocês que me deram alegrias com as visitas constantes ao blog, comentários, e principalmente aos sofredores com cálculos renais, que transformaram a postagem Cálculo renal, de novo  em um verdadeiro fórum de troca de experiências e opiniões (117 comentários neste instante), parece que tem ajudado muita gente a se sentir mais confortável com os danados dos cálculos renais. Os leitores, as visitas e os comentários é que me animam a continuar com o blog sempre ativo. Preparem-se, as postagens vão aparecer com mais frequência e com assuntos mais variados um pouco.  

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Reflexões
Um comentário em “2011 indo, 2012 vindo…
  1. leogazzola disse:

    Grande prof. Ze Luis, o post de ano novo é pessoal mas serve para muitos de nós. Faremos as decisões certas! Vida longa a mais um ano de zeluisbraga.wordpress.com. Abração, Chico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: