Google Glass

A Google, mais uma vez, sacudiu o mundo tecnológico com a divulgação maciça de seu projeto experimental Glass. Um dispositivo que pode ser acoplado aos óculos, dotado de microfone e alto-falante (ou pelo menos saida de fone de ouvido), que utiliza uma das lentes dos óculos como tela de interação com o usuário. Associado com a parte física da tecnologia, vem o pacote de software integrado: agenda, eventos, possibilidades de transações, GPS, tráfego, passagens, etc., tudo ativado e utilizado com comando de voz.

glass_photos4 Eu vi o filme de divulgação, vejam aqui, e confesso que já estou ansioso para que o projeto se concretize e que eu possa usar o Glass em breve. Acredito na tecnologia, e acho que ela vem ajudando a prolongar um pouco mais a existência do nosso planeta Terra, e a nossa própria existência. Só de pensar que não vou mais ter que carregar um trambolho como o telefone celular/smartphone nos bolsos,  e que não vou mais precisar usar as mãos para atender, ou telefonar, ou mandar mensagem, já me deixa ansioso para que o Glass chegue logo. Gosto de andar com as mãos livres, prefiro não carregar nada de nada, até mesmo o relógio tenho dispensado (o que já não é vantagem, as novas gerações não usam relógios, usam o celular…).

Claro, tem ainda desafios tecnológicos a serem vencidos, mas todos esses desafios vão gerar novas soluções que acabam por beneficiar uma infinidade de produtos. Por exemplo, bateria para o Glass, como será resolvido? talvez com carga continua usando luz solar ou luz artificial, mas ai tem que ser inventado um carregador pequeno o suficiente para poder ser acoplado ao dispositivo, quem sabe a própria armação dos óculos não pode ser transformada em captadores de energia? E a banda de internet, como será resolvido? Fico pensando aqui no Brasil, onde mal temos uma 3G, como será com uso disseminado do Glass, todo mundo precisando de banda de internet com alta disponibilidade? Novos negócios à vista, será que as operadoras vão enxergar a enorme oportunidade?

Enfim, novas tecnologias sempre significam avanços em várias frentes, nunca aparecem sozinhas. E as janelas de oportunidades que se abrem são enormes, produtos associados, soluções auxiliares, etc. Seja bem-vindo, Google Glass.

Atualizações: Controvérsias, 16/04/2012;

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Anúncios

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com: ,
Publicado em Social, Tecnologia
4 comentários em “Google Glass
  1. Mark Astro disse:

    Eu concordo que esta invenção irá trazer grande oportunidade, não apenas para a tecnologia, mas também para todos os povos ao redor do mundo. No entanto, é um produto Google e, portanto, levanta uma série de questões de privacidade.
    Para mais informações: goo.gl/ijqn7

  2. Lucas Vegi disse:

    Realmente é um projeto promissor Zé, a bola da vez agora é “Wearable computer”. Estive pesquisando algumas notícias a respeito do Glass e acabei me deparando com algumas ideias interessantes para revolucionar a industria dos games.
    Nesse video (http://www.youtube.com/watch?v=-sSsRIhVYB4) fizeram uma projeção de como seria jogar o jogo Battlefield no futuro usando o Glass. O conceito ficou bem interessante e embora seja algo bem diferente do que estamos acostumados, é perfeitamente possível de ser feito usando realidade aumentada.
    Me parece que a ideia do Google é integrar o Glass à dispositivos android, proporcionando assim uma nova forma de interagir com esses dispositivos. Considerando o poder computacional já presentes nos tablets e smartphones, vejo um mundo de novas possibilidades interessantes surgindo a partir da integração do Glass à dispositivos Android, e possivelmente a concorrência já está de olho nisso também. Eu quero um! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: