Encantamento

Enchantment é o título do novo livro do Guy Kawasaki, autor de vários outros livros consagrados na área de empreendedorismo e inovação, entre eles o festejado The Art of the Start (traduzido para o português), que também já li mas não comentei aqui no blog. Acabei de ler Enchantment, e vamos lá aos comentários.

Encantamento

Encantamento é (talvez) a arte de produzir empatia e simpatia por suas causas, seu trabalho, seus resultados, seus negócios, seus empreendimentos, etc. O livro é todo sobre isso, do começo ao fim, passando por vários estágios  de encantamento, e com um monte de dicas, sugestões, checklists e depoimentos sobre o tema de cada capítulo. Os depoimentos encerram os capitulos, e são muito interessantes. Alguns títulos de capítulos, para vocês terem uma ideia: How to achieve likability? How to achieve trustworthiness? How to overcome resistance? How to use push technology? How to use pull technology? etc. Desculpem, preferi não traduzir os títulos dos capitulos.

O autor fez uma extensa pesquisa bibliográfica e usou a própria experiência, que não é pouca desde a época em que era evangelista da Apple, para produzir o livro. Gostei particularmente dos capítulos 8 e 9, onde ele fala sobre como usar tecnologias push (Twitter e Email) e sobre como usar tecnologias pull (Linkedin, YouTube, Facebook, Websites e blogs) a seu favor, e como usar bem usado, que é o mais importante dos dois capitulos. Como eu gosto de tecnologia e uso todas as citadas, minha tendência é prestar mais atenção nesses temas e aproveitar as lições e dicas do autor.

Particularmente, não acho que tenha jeito de ensinar certas coisas às pessoas. Encantamento, por exemplo, é algo mais natural do que aprendido. Se não for assim, fica bem forçado e isso fica muito aparente, todo mundo percebe a artificialidade. Pior ainda se a pessoa for seguir uma checklist para se lembrar dos detalhes, fica feio demais. Mas, claro, boas leituras sempre nos levam por bons caminhos se nós quisermos, e acho que é o caso deste livro. Não é trivial seguir tudo o que está no livro, mas há muito a ser aprendido, as lições são valiosas demais. Recomendo, sem dúvida alguma.

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Dicas, Livros
Um comentário em “Encantamento
  1. railer disse:

    eu li por recomendação tua (enquanto eu tava lendo o ‘the art of the start’) e gostei muito. obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: