Jovem Guarda

Depois que o DVD Erasmo Carlos 50 anos de Estrada chegou e assistimos entre surpresos e comovidos, decidi que tinha que ler o livro Minha fama de mau, escrito pelo Erasmo. Já estive com ele nas mãos para comprar mais de uma vez, mas ainda não chegado a vez dele, eu só compro quando vou ler em seguida. Aproveitei que tinha um resto de férias para tirar, seria uma leitura leve e tranquila para esse período, ainda mais depois de ter lido O cemitério de Praga, pesado e cheio das tramas.

Estórias e mais estórias, bastidores, infância e adolescência no Rio, amizade com o Tim Maia, Roberto Carlos, Wanderléia, o programa Jovem Guarda, e o Ronnie Von. Shows que deram certo, shows que deram errado, brigas, improvisações, negócios ruins e negócios bons, porres, viagens, extravagâncias. Relação com a mãe a quem ele dedica o livro, com os filhos, com a esposa Narinha, com as mulheres de modo geral (a gente achava que ele comia todas…), com os fans, com o dinheiro, com os empresários, com o Rio e com São Paulo. O site de lançamento do livro, cujo link repito aqui, é uma surpresa em termos de informações e de uma seleção de músicas dele que tocam continuamente, muito bom, vale a visita.

Para quem viveu a época da Jovem Guarda, início da Tropicália e partes da Bossa Nova, recomendo a leitura. Muitas passagens que ficaram na minha memória foram desvendadas no livro, como por exemplo a morte da Narinha esposa dele, que aconteceu quando eu já não acompanhava tão de perto o que restou da Jovem Guarda.  Outra coisa que me fascinava eram as estórias dos bastidores do programa Jovem Guarda, que ele descreve com detalhes no livro.

Enfim, para nós coroas que curtimos a época, arrumamos namorada tocando as músicas de Roberto e Erasmo no violão (Gatinha Manhosa, quem não sabe tocar essa pérola no violão?), vestíamos calça boca-de-sino e botinha com salto carrapeta, vale a leitura, um passeio gostoso e cheio de recordações. E, pelo que ele conta no livro, ele comia todas mesmo…

(este artigo foi escrito por zeluisbraga, e postado no meu blog zeluisbraga . wordpress . com) (this post is authored by zeluisbraga, published on zeluisbraga . wordpress . com)

Consultor Independente, Treinamento Empresarial, Gerência de Projetos, Engenharia de Requisitos de Software, Inovação. Professor Titular Aposentado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Informática, PUC-Rio, 1990. Pós-Doutoramento, University of Florida, 1998-1999

Marcado com:
Publicado em Dicas, Livros, Social
Um comentário em “Jovem Guarda
  1. jose marinho de lima disse:

    vlw a dica zeze!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: